Como engrossar a voz em 3 dias?

Perguntado por: igarcia8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

A voz muda entre 13 e 15 anos, podendo ficar oscilante em um período de seis meses, até ficar mais grossa (grave), em direção ao padrão adulto de falar.

Resposta verificada por especialistas. Não existem alimento que engrossem a voz, mas alimentos que possuem muita água podem ajudar a melhorar a fala, e praticar exercícios para a fala também auxiliam, como é o caso de tentar falar mais grosso, ou ficar fazendo sons graves.

O diagnóstico e planejamento do tratamento são feitos pelo fonoaudiólogo e pode ter acompanhamento de outros profissionais como um otorrinolaringologista. O fato é que é possível reverter este quadro e alcançar o timbre de voz desejado.

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

As três causas mais comuns para ocorrência da voz fina no homem são: Hormonal: baixos níveis de testosterona. Aceitação: o adolescente não se adapta ao novo estilo de voz e acaba optando por manter a voz fina. Psicológica: voz mais infantilizada pelo medo de crescer.

Apesar de ser impossível alterar completamente o tom de sua voz, existem técnicas que podem ajudar você e fazer pequenas modificações no tom e no volume, destacando ao máximo sua voz natural.
...
Cuide das cordas vocais.

  1. Não fume. ...
  2. Reduza o consumo de álcool. ...
  3. Respire ar puro. ...
  4. Não grite muito.

Exercícios De Dicção

  1. Aqueça A Língua. Com este exercício, você vai aquecer os músculos do rosto e da língua, o que ajuda bastante na dicção. ...
  2. Ponha Uma Rolha Na Boca. Este exercício é excelente para algumas pessoas que têm problemas com encontros consonantais, como em Petrobrás ou problema. ...
  3. Estale A Língua. ...
  4. Vibre Os Lábios.

Com a respiração certa e a postura ereta, o peito abre e é mais fácil emitir uma voz mais dominante e falar mais alto.

  1. Inspire rápida e silenciosamente e expire devagar logo após começar a falar.
  2. Tente deixar o abdômen relaxado ao inspirar. ...
  3. Faça uma pausa no fim da frase logo antes de perder o fôlego.

A primeira transformação evidente que a voz sofre ocorre na passagem da infância para a adolescência. Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Geralmente, a muda vocal ocorre entre os 13 e 15 anos nos meninos e um pouco mais cedo nas meninas, entre 12 e 14 nos e tem duração média de 6 meses. As alterações vocais relacionadas à muda vocal comumente podem extrapolar estes limites de duração e característica vocais observadas.

Elas vibram, em média, 100 vezes por segundo nos homens e 200 vezes por segundo nas mulheres a fim de gerar a fala. Com o passar dos anos, os músculos da laringe se modificam, as cartilagens se endurecem, há menos lubrificação na região… Essas alterações tornam o sofisticado sistema de produção do som menos eficiente.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

Uma das fonoaudiólogas entrevistadas alerta sobre o consumo de café e leite antes de se trabalhar profissionalmente com a voz, pois esses alimentos são responsáveis pelo espessamento da saliva, logo fazem mal a voz.

No Dia Mundial da Voz, celebrado nesta quinta feira (16), especialistas afirmam que alimentos como o chocolate e o leite deixam a saliva mais grossa e dificultam a fonoarticulação.

Neste caso, as alterações da voz ficam muito evidentes. Nos homens o laringe permanece em posição muito alta e as pregas vocais ficam tensionadas, rigidas. Geralmente, chegam ao consultório queixando-se de rouquidão, dificuldade para cantar, cansaço e falhas da voz ao falar.

Pronuncie bem as palavras e trabalhe na entonação. Tente mudar o som da voz aos poucos para dificultar a tarefa. Leia materiais diferentes para melhorar sua voz. Comece com algo simples (como O Pequeno Príncipe), avance para obras mais complicadas (como O Hobbit) e, por fim, experimente poesia.

Cante em um tom alto.
Quando cantamos, nossas cordas vocais vibram. Quanto mais alto for o tom, mas rápida e a vibração. Essa vibração em excesso pode irritar as cordas vocais, causando a falha na hora de agrupá-las novamente, deixando a voz rouca. É preciso cantar além do seu alcance vocal para atingir esse objetivo.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

5 passos a seguir para cantar com uma voz profunda

  1. Relaxe seu rosto. ...
  2. Faça vocalizações. ...
  3. Mobilize sua respiração ventral. ...
  4. Circule o ar de seu corpo para melhorar sua respiração. ...
  5. Tome aulas com um professor de canto.