Como engravidar com útero Anteversoflexão?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Na maioria das mulheres o corpo uterino é dobrado anteriormente sobre o colo, na região do istmo (posição chamada de anteflexão), e o eixo longo do útero é inclinado em direção à vagina (posição chamada de anteversão).

Já se o útero for retrovertido, a mulher deve deitar-se de de bruços, com o travesseiro na região genital. O importante é ficar acomodada de forma que o esperma não seja eliminado do corpo.

A posição sexual interfere na concepção? As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários.

Contudo, quando a mulher engravida, o útero vai crescendo e perdendo qualquer uma das flexões. Desta forma, independente da posição pré-gestacional, o órgão vai se retificando, ou seja, ficando de forma reta. Sendo assim, a barriga de grávida com o útero retrovertido é igual a qualquer outra gestação.

Apesar de não causar dificuldades para engravidar, o útero retrovertido pode causar algumas condições às mulheres com esta condição. A mulher que tem esta variação anatômica pode sentir dor na vagina durante a relação sexual, cólicas e dor ao evacuar.

Essa posição é uma variante anatômica normal e não costuma ter consequências graves para a saúde da mulher ou do feto. Entretanto, o útero retroverso está mais associado aos casos de endometriose, uma doença inflamatória crônica do tecido endometrial fora da cavidade uterina.

Para um útero “normal” de mulheres sem filhos, o padrão é de 50cm³ a 90cm³. Porém, são também possíveis valores em torno de 30cm³ e até 160cm³ para mulheres que já tiveram uma ou mais gestação. Tudo isso depende de diversos fatores que interferem no tamanho do útero ao longo da vida.

O útero é antevertido quando está flexionado sobre a bexiga, voltado para a região anterior do corpo. Essa condição é observada na maioria das mulheres. Em algumas mulheres, no entanto, o útero apresenta-se retrovertido, ou seja, ele está flexionado para trás.

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Alguns especialistas recomendam que mulheres fiquem deitadas de barriga para cima por até 15 minutos depois da relação sexual.

Sintomas de infertilidade feminina

  • Ciclos menstruais mais curtos ou longos do que o normal (<21 dias ou > 40 dias);
  • Períodos menstruais, com muito ou pouco fluxo;
  • Ausência de menstruação (amenorreia);
  • Períodos com cólicas severas;
  • Dispareunia (dor durante as relações sexuais).

Assim como nas posições anteriores, o “barco à vela” favorece a gravidez por dar acesso intenso e profundo ao órgão feminino. Após a ejaculação, é aconselhável que a mulher continue na postura durante alguns minutos, permitindo que o sêmen flua e chegue mais facilmente ao colo do útero. Gostou deste post?

Casais que estão tentando engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica estudo suíço publicado recentemente na Chronobiology International. De acordo com os pesquisadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia.

Além do ácido fólico, outras vitaminas do complexo B contribuem para o aumento da fertilidade e uma gestação saudável. São elas: Vitamina B12: auxilia na absorção do ácido fólico e desempenha um papel importante na formação normal do sangue, na função neurológica e no metabolismo do bebê.

Algumas opções de remédios caseiros para engravidar mais rápido são:

  1. Chá de agnocasto. ...
  2. Chá de angélica. ...
  3. Chá de ashwagandha. ...
  4. Infusão de maca peruana. ...
  5. Chá de shatavari. ...
  6. Chá de saw palmetto. ...
  7. Suco de laranja, espinafre e aveia.

Um dos indutores de ovulação mais conhecidos é o clomifeno, também conhecido por Clomid®, Indux® ou Serophene® e cloridrato de metformina como coadjuvante. Outras formulações com FSH puro e FSH recombinante (Fostimon, Puregon, Gonal e Rekovele) podem ser utilizados.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Emocional. Estresse, ansiedade e outros fatores emocionais também influenciar diretamente para que a gravidez não aconteça. Os maus hábitos alimentares, consumo de álcool e tabagismo influenciam na qualidade de vida e podem alterar a fertilidade do casal.