Como enfaixar os dedos para jogar vôlei?

Perguntado por: ocardoso6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Enfaixe o polegar, passando a fita em volta do polegar de maneira confortável pelo dedo. Depois, leve a faixa para baixo e passe-a por cima da primeira fita, prendendo-a sobre a fita de apoio logo abaixo do dedo indicador. A volta na lateral deve parecer uma “fita de consciência” enfaixada no polegar.

Corte duas partes de esparadrapo branco não elástico e enrole-as acima e abaixo do ferimento, envolvendo o dedo afetado e o dedo ao lado. Aperte, mas com cuidado para não se machucar ou cortar a circulação. Use mais algumas camadas de fita. Assim que os dedos estiverem presos, enrole mais fita para fixar tudo.

Apenas atividades de impacto, como jogar vôlei, por exemplo, ficam proibidas.

Manter o polegar em uma posição levemente flexionada e abduzida, como se estivesse segurando um copo estreito ou a haste de um copo de vinho. Estender o punho em 10 a 20°. A menos que haja lesão adicional, a tala deve permitir movimento irrestrito da 2º a 4º articulações MCF.

Imobilizar do dedo com fita presa em dedo adjacente nos primeiros dias. Aplicar gelo por 15 minutos a cada 4 a 6 horas e tomar paracetamol para a dor. Proteger os dedos por três a quatro semanas de movimentos repetitivos com as mãos, incluindo vibrações. Após três semanas, iniciar movimentos passivos de alongamento.

Munhequeira com tala é um tipo de órtese utilizada para imobilizar os músculos, tendões e ossos que compõem as articulações da região do punho, sem prejudicar completamente a capacidade de movimento do paciente.

Como usar. Coloque a tala na área inferior da mão (palma) do dedo até o pulso, fixando primeiro o dedo atingido, para depois fixar as faixas na altura da palma da mão e a seguir o punho. Ajuste a compressão conforme sua necessidade.

Os jogadores profissionais de voleibol usam esparadrapos nos dedos para evitar a ocorrência de lesões, visto que existem muitas articulações e ossos na mão.

Mas lembre-se: é preciso ter um pouco de delicadeza. Não adianta colocá-las e depois ir jogar vôlei, pois a possibilidade de quebrá-las ou perder uma delas é grande. O cuidado depende de você. A manicure também recomenda a não usar produtos muito oleosos.

A aplicação da unha de gel tem preços variados, no entanto, a média para as mãos é de R$100 a R$200.

A imobilização com tala metálica por 7-10 dias, seguida de uma boa reabilitação com uma Terapeuta de Mão, são suficientes para recuperar 100% da função do dedo. No entanto, um edema residual na região do ligamento lesado é comum e pode persistir por meses ou até anos, sem contudo causar qualquer limitação funcional.

Entorses dos dedos ocorrem quando a ponta do dedo é comprimida em direção à mão. Quando o dedo é comprimido, os ligamentos que sustentam as articulações são esticados ou "torcidos". Os ligamentos são tecidos moles que prendem um osso ao outro. Quanto maior a força, mais grave é o entorse.

As luxações dos dedos ocorrem quando os ossos do dedo saem de sua posição normal. A maioria das luxações de dedos das mãos ocorre na articulação do meio, geralmente quando o dedo é dobrado para trás. Geralmente, o dedo está obviamente entortado.

Para proteger o tecido conjuntivo do dedo o método mais recomendado é a bandagem em oito. Para realizar esta bandagem coloque o esparadrapo na falange proximal, próximo a sua articulação com a falange medial, e dê duas voltas. Agora leve o esparadrapo à falange medial e dê outras duas voltas.

Coloque o membro afetado na posição mais natural possível, sem causar desconforto à pessoa. Imobilize o local da fratura e também as articulações próximas acima e abaixo da área afetada. Para imobilizar use talas de papelão, jornais dobrados, cabos de vassoura, bengalas, galhos de árvore etc.

Várias formas de imobilização são utilizadas, como as órteses (robofoot, imobilizadores de lona etc.), as talas gessadas, onde apenas uma parte da imobilização tem gesso e o restante é circulado com faixa elástica (FIGURA 2) e o gesso propriamente dito que circula todo o membro.

Exercícios para melhorar a força das mãos

  1. Aperte uma bola macia na palma da mão com a maior força possível por alguns segundos. Repita dez vezes.
  2. Faça um punho gentil e passe o polegar entre os dedos. ...
  3. Aqueça antes do exercício. ...
  4. Coloque a mão sobre uma mesa. ...
  5. Estique os pulsos por 15 a 30 segundos.

Médicos recomendam não usar talas e munhequeiras para aliviar a dor muscular sem consultar um especialista.