Como encontrar Vênus?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Vênus está se tornando mais fácil de ser localizado à medida que aproximamo-nos do meio do ano. Procure-o na direção oeste, logo após o pôr-do-Sol. Marte, de cor avermelhada, estará visível no começo da noite, à meia-altura, entre o oeste e o noroeste.

Através do telescópio, Vênus geralmente se parece com uma Lua crescente (ou minguante), a não ser quando ele está em seu ponto mais distante, virado de “cara” para nós, e portanto está na fase cheia, ou quando ele esta em seu ponto mais próximo e deixa de ser visível.

Como e onde ver o alinhamento de Vênus e Júpiter
O fenômeno será visível a olho nu, mas o uso de binóculos ou telescópio permitirá capturar mais detalhes de cada planeta e, em particular, apreciar os quatro satélites de Júpiter.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites.

São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada.

O céu noturno funciona como uma exibição natural de todos os tipos de corpos celestes. É possível ver estrelas, constelações, a Lua, meteoros e até mesmo os outros planetas. Por causa do brilho, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu.

Planetas (18h30 – 22h30) – Os planetas Júpiter, Vênus e Marte (de oeste para leste) aparecem ao mesmo tempo no céu.

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

Em seguida pode-se pintá-los conforme as cores aproximadas de cada um: O Sol: amarelo; mercúrio: amarelo; Vênus: azul claro com rajadas brancas; Terra: azul mais escuro com rajadas brancas; Marte: vermelho claro; Ceres: bege; Júpiter: alaranjado; Saturno, amarelo; Urano: verde;Netuno: azul; Plutão: gelo e Éris: cinza.

Marte

A Lua estará próxima do planeta Marte, na região da Constelação Ocidental de Gêmeos. 26/04. Lua e Estrela (17h30 – 22h30). A Lua estará em conjunção com Pollux, a segunda estrela mais brilhante da Constelação Ocidental de Gêmeos.

planeta Vênus

O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.

Vênus é o segundo planeta do sistema Solar mais próximo do Sol. Tem cerca de 800 milhões de anos e além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a antiguidade.

Alinhamento Planetário 2023: Saturno, Netuno, Júpiter, Mercúrio e Urano Visíveis Hoje à Noite. Os alinhamentos planetários são belos eventos celestiais que você pode observar sem equipamento especial. O próximo ocorrerá em 17 de junho.

Sirius

A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

Começando pelos mais fáceis: Júpiter, o mais brilhante de todos, será visível no começo da noite, a oeste, na constelação do Leão. O maior planeta do Sistema Solar, será visível até às 21h30min.

Aplicativo para ver estrelas: 5 apps de astronomia para ver planetas e satélites

  1. Carta Celeste. Com mais de 15 milhões de usuários em todo o mundo, o Carta Celeste utiliza a sua localização para mostrar no céu quais são as estrelas que estão disponíveis no seu campo de visão. ...
  2. Star Chart AR. ...
  3. Sky Map. ...
  4. Sky View. ...
  5. Star Walk 2.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Tanto os planetas quanto as estrelas se parecem com pontos luminosos no céu. Por isso, um dos jeitos mais simples de diferenciá-los é verificar se o ponto luminoso em questão tem brilho estável, sem piscar. Se sim, provavelmente se trata de um planeta.

Spica

Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar a estrela um pouco difícil de ver, portanto o uso de binóculos pode ajudar.

Mercúrio e Vênus não têm luas
Por estar muito próximo do Sol, qualquer lua que Mercúrio pudesse ter tido estaria em uma órbita instável, porque o Sol a puxaria com sua atração gravitacional.

Continuar lendo Por que se vê Vênus?