Como encontrar a Estrela Polar no céu?

Perguntado por: aguimaraes2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

A estrela Polar faz parte da constelação Ursa Menor. Se nos colocarmos de frente para a Polar, encontramos o Norte e, então, às nossas costas temos o Sul, à direita o Leste e à esquerda o Oeste. Mas a Polar é vista por quem está no hemisfério norte do planeta.

A Estrela do Norte é uma estrela muito especial que fica quase diretamente no polo celeste norte da Terra. É a única estrela brilhante imóvel no céu. É uma ferramenta de navegação mais consistente do que uma bússola magnética.

E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.

Sirius

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.

Bojo: chamado também de bojo galático, apresenta formato esferoidal. É onde está contido o centro da Via Láctea e suas estrelas mais antigas, que dispõem de uma coloração avermelhada.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Mercúrio

Planetas em junho de 2023
Mercúrio (mag -0.3) é visível pela manhã, próximo ao horizonte leste na constelação de Touro até a metade do mês. Depois, ele se aproxima muito do Sol e desaparece em seu brilho. Localize Vênus (mag -4.6) à noite acima do horizonte oeste, na constelação de Câncer.

Localizado na mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na microrregião de Lajeado-Estrela, no Vale do Taquari, a uma latitude 29° 30' 07" sul e a uma longitude 51° 57' 57" oeste.

400 anos

Polar é a estrela mais brilhante da constelação Ursa Menor, visível apenas no Hemisfério Norte. O astro fica a cerca de 400 anos-luz da Terra e está alinhada diretamente com o eixo de rotação da Terra acima do Polo Norte.

Localizada na constelação do Cão Maior, pode ser vista a partir de qualquer ponto na Terra, sendo que, no Hemisfério Norte faz parte do Hexágono do Inverno. Dista 2,6 parsecs (ou 8,57 anos-luz) da Terra, sendo por isso uma das estrelas mais próximas do nosso planeta.

Jupiter nasce à 01h30m no horizonte leste. Na direção leste, entre o horizonte e o zênite, a constelação de Scorpius é facilmente identificável. Um pouco mais a leste estará a constelação de Sagitarius, onde fica a direção do Centro da Galáxia.

O céu noturno funciona como uma exibição natural de todos os tipos de corpos celestes. É possível ver estrelas, constelações, a Lua, meteoros e até mesmo os outros planetas. Por causa do brilho, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.