Como encontrar a bissetriz interna de um triângulo?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

abra um pouco o compasso e coloque a sua ponta seca no vértice do ângulo. faça um traço de circunferência sobre as semirretas OA e OB. com o compasso aberto, coloque a ponta seca no ponto de intersecção da semirreta OA e faça um traço de circunferência com o compasso virado para dentro do ângulo.

A bissetriz é uma semirreta que divide o ângulo em dois ângulos congruentes. O teorema da bissetriz interna é específico para triângulos. Esse teorema prova que a bissetriz divide o lado oposto em segmentos proporcionais aos lados adjacentes ao ângulo.

O incentro é dado pela intersecção das bissetrizes internas de um triângulo, ou seja, é dado pelo encontro dessas semirretas. Como as bissetrizes são internas, o incentro também sempre ficará no interior do triângulo.

x / y = c / b. Este é o Teorema da Bissetriz Externa.

O Teorema de Tales também pode ser aplicado nos triângulos. Se traçarmos uma reta paralela a um dos lados, cortando o triângulo ao meio, temos que os segmentos formados entre os lados do triângulo e a reta são proporcionais aos lados originais do triângulo.

Bissetriz de um ângulo é a semirreta com origem no vértice desse ângulo e que o divide em dois outros ângulos congruentes (iguais).

Definição - a bissetriz de um ângulo é a semi-reta interna ao ângulo, com origem no vértice do ângulo e que o divide em dois ângulos congruentes. No applet à direita, a bissetriz do ângulo BAC está em vermelho. Propriedade da bissetriz: todo ponto da bissetriz de um ângulo é equidistante dos lados do ângulo.

Por exemplo, a bissetriz do ângulo de 90° é o segmento que divide este ângulo em dois ângulos iguais a 45°.

180º

Teorema da soma dos ângulos internos de um triângulo: 180º

Assim, a bissetriz do ângulo de 60° irá dividi-lo em duas partes iguais,de 30°.

CIRCUNCENTRO de um triângulo
Além disso, o circuncentro será interno ao triângulo quando este for acutângulo; externo, se ele for obtusângulo, e coincidirá com o ponto médio da hipotenusa se o triângulo for retângulo.

Para encontrá-lo, é necessário determinar as suas três medianas, bem como o ponto de encontro entre elas. Quando o triângulo está representado no plano cartesiano, para encontrar o baricentro, basta calcular a média aritmética entre os valores de x e de y para encontrar o par ordenado do baricentro.

Supondo que tenhamos dois pontos A e B e queremos encontrar a mediatriz, podemos fazer o seguinte:

  1. Encontrar a equação da reta r que passa pelos pontos A e B;
  2. Descobrir o ponto médio M aos pontos A e B;
  3. Encontrar a equação da reta perpendicular à reta r que passa pelo ponto M.

No estudo dos triângulos, o baricentro, o ortocentro, o incentro e o circuncentro são pontos de grande importância, isto porque, cada um deles traz propriedades e características que auxiliam a resolução de diversos problemas.

Mediatriz de um triângulo
Elas são as retas perpendiculares traçadas que passam pelo ponto médio de cada um dos seus lados. Desta maneira, um triângulo possui três mediatrizes diferentes.

A equação da bissetriz dos quadrantes pares será sempre representada por y = -x, pois todos os valores do eixo Oy serão opostos aos do eixo Ox. Veja alguns dos possíveis pontos pertencentes à bissetriz dos quadrantes pares: (1,-1), (-4,+4), (1/2,-1/2). Genericamante podemos dizer que os pontos serão iguais a (x,-x).

Utilizamos o teorema de Tales para encontrar valores desconhecidos quando existem retas paralelas e retas transversais com segmentos proporcionais. Para isso, é necessário conhecer a medida de pelo menos três segmentos de reta.

O teorema de Tales é uma importante ferramenta para geometria, pois auxilia no cálculo de distâncias inacessíveis e nas relações de semelhança de triângulos.

A diferença entre a bissetriz e a mediatriz é que esta é uma reta que passa pelo ponto médio, do lado do triângulo, já aquela divide o ângulo ao meio.

O segmento de reta que divide o ângulo em duas partes iguais é conhecido como bissetriz do ângulo. Como metade do ângulo AOC mede 30°, o ângulo AOC mede 60°. A bissetriz é uma semirreta que divide um ângulo em dois ângulos congruentes, ou seja, com a mesma medida.

A bissetriz de 30° graus é 15° graus.