Como emitir MTR passo a passo?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A partir de agora vamos ao Passo a Passo para a emissão do MTR.

  1. Passo 01 - Acesso ao Sistema MTR-MG.
  2. Passo 02 - Gerando um MTR.
  3. Passo 03 - MTR Provisório.
  4. Passo 04 - Declaração de Movimentação de Resíduos - DMR.
  5. Passo 05 - Certificado de Destinação Final de Resíduos - CDF.
  6. Dica de Utilização do Sistema: Modelo de MTR´s.

A partir de quando é obrigatória a emissão do MTR online? Conforme a Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, emitida pelo Ministério do Meio Ambiente, a utilização do MTR online é obrigatória em todo o território brasileiro a partir de 1º de janeiro de 2021.

Um novo MTR deve ser emitido toda vez que uma carga de resíduos for encaminhada a uma unidade de destinação. Para isso, primeiramente, no menu Manifesto, selecionar a opção “Novo MTR”. Ao selecionar o usuário será encaminhado para a tela de preenchimento dos dados do MTR a ser emitido.

Essa metodologia é destinada ao gerador, o transportador e o receptor de resíduos perigosos. Portanto, não há obrigatoriedade de emissão do MTR para resíduos não perigosos. Deverão ser preenchidos manifestos para cada resíduo gerado e para cada retirada realizada.

Perfil do usuário do Sistema MTR
se gerador/destinador: neste caso se enquadram geradores e receptores de resíduos de outros geradores (por exemplo, sucatas metálicas);

Os contribuintes que optarem pela utilização do emissor gratuito de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) já podem baixá-lo. O programa está disponível em https://www.fazenda.sp.gov.br/mdfe/emissor/emissor.htm.

O Manifesto de carga deve ser emitido pelas transportadoras, que são emitentes de CTe e que prestam o seu serviço de frete, tanto de carga fracionada quanto de carga lotação. As empresas que fazem o transporte da sua própria mercadoria, conhecidas como embarcadoras, são outras instituições que precisam emitir o MDFe.

Para gerar o MTR online deve ser acessada a página <mtr.sinir.gov.br/#/inicio>, se cadastrar como gerador de resíduo, selecionar a aba manifesto, escolher a opção “Novo MTR” e preencher o formulário com as informações apresentado mais adiante.

Quem precisa se cadastrar
Todos os geradores, transportadores e receptores de resíduos devem se cadastrar. Empresas localizadas em estados que possuam sistemas similares ao SINIR, podem utilizar o sistema estadual existente desde que o mesmo já esteja integrado ao SINIR.

Como vimos acima a emissão do MTR têm como principal função garantir a rastreabilidade dos resíduos, sendo que por meio deste documento, estados e municípios, disponibilizarão anualmente aos órgãos ambientais competentes as informações referentes à movimentações de resíduos sólidos garantindo a gestão integral afim de ...

O MTR é um documento numerado que acompanhará o transporte do resíduo até a destinação final ambientalmente adequada.

Abreviação de " mentira", usada em chats das redes sociais.

O Manifesto de Transporte de Resíduos é um documento auto declaratório, válido no território nacional gerado pelo Sinir . Geradores sujeitos ao PGRS , transportadores, destinadores e armazenadores temporários devem cadastrar a movimentação dos resíduos sólidos no Sinir no módulo MTR conforme determinação legal.

Classificação dos resíduos

  • Grupo A – Infectantes. ...
  • Grupo B - Químicos. ...
  • Grupo C - Radioativo. ...
  • Grupo D - Resíduos comuns. ...
  • Grupo E - Perfuro cortantes.

Não é possível a emissão de um MTR com data retroativa.