Como em geral a educação era vista pelos iluministas?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
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No contexto histórico do Iluminismo, não fazia mais sentido atrelar a educação à religião, como nas escolas confessionais, nem aos interesses de uma classe social, como queria a aristocracia. A escola deveria ser laica e livre, ou seja, não religiosa e independente de privilégios de classe.

Os iluministas defendiam uma educação gratuita, obrigatória e laica, ou seja, livre das influências da religião. Na França de Rosseau, a educação era dominada pela Igreja Católica e por instituições de ensino privadas ligadas ao desenvolvimento das ciências naquele período.

A razão era, portanto, elemento central dos ideais iluministas, afinal, somente a racionalidade poderia validar o conhecimento. Eles acreditavam que a educação, a ciência e o conhecimento eram a chave para essa libertação.

Os pensadores iluministas queriam que o sistema educacional fosse modernizado e desempenhasse um papel mais central na transmissão dessas ideias e ideais. O desenvolvimento dos sistemas educacionais na Europa continuou durante todo o período do Iluminismo e na Revolução Francesa.

Além de defender o saber científico e a racionalidade, as ideias iluministas se centravam em elementos como a igualdade, liberdade e fraternidade, ideias que nortearam a Revolução Francesa, a separação da Igreja e do Estado, a tolerância religiosa, e principalmente a oposição à monarquia absolutista e aos dogmas da ...

No Pensamento Pedagógico Iluminista Jean Jacques Rousseau (1712-1778) resgata a relação entre a educação e a política. Centra- liza, pela primeira vez, o tema da infância na educação. A partir dele, a criança não seria mais considerada um adulto em miniatura: ela vive em um mundo próprio que é preciso compreender.

Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.

Posteriormente a educação passou a ser organizada a partir da pedagogia pombalina (1759-1834), em que o ideário iluminista passa a orientar as práticas pedagógicas, sendo um germe da instrução pública no Brasil.

Outra ideia emergente no período iluminista e relevante para a educação em todo o mundo, trata da defesa do Estado em providenciar um ensino público para todas as pessoas na sociedade, em consonância com os ideais dos pensadores da época.

Os iluministas defendiam o uso da razão pois somente ela poderia iluminar o pensamento e modificar as condições da vida humana. 2. Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. Propunham a igualdade jurídica (igualde perante a lei) e o ensino gratuito, público e laico.

Para os iluministas, a investigação científica deveria ser guiada pelas críticas, dúvidas e suposições do pesquisador. Através desse universo de ideias, ele iria consolidar um método capaz de responder as suas perguntas. Caso o método empregado se mostrasse eficiente, ele alcançaria uma nova forma de conhecimento.

O Iluminismo Educacional representou o fundamento da pedagogia burguesa que até hoje insiste predominantemente na transmissão de conteúdos e na forma social individualista. Kant acreditava que o homem é o que a educação faz dele , através da disciplina , da didática , da formação moral e da cultura.

Nesse sentido, os iluministas eram favoráveis à descentralização política e divisão do poder. - Defendiam a ciência e a razão (visão do mundo racional) em substituição ao misticismo e as crenças. Inclusive, entraram em conflito com os princípios da Igreja Católica.

Resposta: O século XVIII, ou século das luzes, caracterizou-se por grande fermentação intelectual, por conta da fértil produção dos pensamentos iluministas. Na educação, fortalecia-se a tendência liberal e laica, emque se buscavam novos caminhos para a aprendizagem e a autonomia do educando.

A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO RAZÃO ILUMINISTA
O reconhecimento da Ginástica pelo circuito intelectual europeu no século XIX foi fator decisivo para a sua aceitação por uma burguesia que a desejava transformada e devolvida à população como conjunto de normas e preceitos de bem viver.

Rousseau

Rousseau, um 1762 publica um de seus mais conhecidos e influentes trabalhos: Emílio ou da Educação e Do Contrato Social.