Como eliminar um cálculo renal de 4mm?

Perguntado por: areis4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

cálculos renais menores até 4mm não necessitam de cirurgia ou qualquer procedimento, eles tem grande chance de serem eliminados na urina. O que pode se fazer é aumentar a quantidade de água que toma para acelerar a eliminação do cálculo. Já cálculos maiores que 5 ou 6mm necessitam de tratamento.

A litotripsia extracorpórea é melhor indicada para cálculos renais. No seu caso provavelmente o melhor será esperar sair, ou através de cirurgia endoscópica. Consulte seu médico.

O sintoma clássico do cálculo renal, chamado cólica renal, surge quando uma pedra de pelo menos 4 mm (0,4 cm) fica impactada em algum ponto do ureter (tubo que leva a urina do rim à bexiga), causando obstrução e dilatação do sistema urinário.

Ao localizar a pedra através de uma microcâmera, um laser é empregado para despedaçar o cálculo renal em pequenas partes que podem ser removidas ou eliminadas na urina. Na operação, é aplicada uma anestesia geral ou raqui, o que faz o paciente ficar internado durante um dia.

Para eliminar as pequenas pedras nos rins e evitar que se forme outras é importante beber pelo menos 2,5L de água por dia e ter cuidados com a alimentação, como evitar o consumo exagerado de carnes e reduzir o consumo de sal.

São eles: cálculo de cálcio (é o mais comum), cálculo de cistina (que surge em pessoas com uma doença renal crônica chamada de cistinúria), cálculo de estruvita (os que mais crescem e podem bloquear os pontos do sistema urinário onde se encontram) e o cálculo de ácido úrico, que é mais comum nos pacientes do sexo ...

Durma virado para o lado em que as pedras nos rins estão.
Não há consenso quanto à relação entre a posição de dormir e a eliminação de pedras nos rins, mas pode ser que o lado do corpo afetado consiga filtrar melhor a urina.

Sim, as pedras nos rins podem voltar
Após o tratamento, é muito importante a prevenção da formação de novos cálculos, já que as pedras nos rins podem surgir de forma recorrente, mesmo após já terem sido tratadas ou removidas por cirurgia.

Cálculos menores que 5 mm têm mais de 70% de chance de serem eliminados sem necessidade de procedimentos ou tratamentos. Desta maneira, cálculos renais menores que 5 mm não necessitam tratamento específico. Cálculos renais maiores que 15 mm necessitam de cirurgia para sua resolução.

O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.

Além disso, a indicação do procedimento cirúrgica é recomendada para pacientes que possuem pedras com diâmetro maior que 6 mm. Até a década de 1980, os procedimentos cirúrgicos eram realizados por meio da cirurgia de cálculo renal tradicional.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Evite alimentos com muito sódio

  • Macarrão instantâneo;
  • Sucos prontos;
  • Embutidos;
  • Molhos para salada;
  • Carnes processadas (presunto, bacon, mortadela, apresuntado e linguiça, que são ricos em sal).

O principal tratamento para cálculo com 2 cm ou mais é a cirurgia percutânea. Geralmente nesse procedimento é usado o duplo J para evitar algum tipo de obstrução ureteral pós procedimento, que pode ser causado por fragmentos residuais do cálculo, coágulo ou edema ureteral.

Uma pedra no rins, de 0,51 cm e considerado grande???
Mas, cálculos superiores a 6-7mm, via de regra, necessitam de intervenção. Depende muito do biotipo e da anatomia. Seria importante acompanhar com urologista para avaliar a necessidade de intervenção ou não.