Como eliminar toxina da carambola?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O único tratamento efetivo, até o momento, para a intoxicação por carambola é a hemodialise, que deve ser realizada com sessões diárias. Mesmo os pacientes que previamente eram saudáveis devem ser tratados com hemodiálise, caso apresentem sinais neurológicos de intoxicação pela caramboxina.

Com isso, embora a carambola seja rica em diversos nutrientes e apresente baixa quantidade de açúcar, pessoas com problemas renais e/ou diabetes não devem consumí-la.

Os sintomas incluem soluços incoercíveis, vômitos, paresias e pareste- sias de membros superiores e inferiores com perda da força muscular, vários distúrbios da consciência em graus varia- dos, como agitação psicomotora, confusão mental, convul- sões, com alguns pacientes evoluindo para óbito5 - 1 3, a maioria em ...

Uma explicação para essa impressão deixada na população pode ser mesmo a toxina presente na fruta, que pode ter sido um fator de seleção natural, fazendo com que espécies de pássaros em determinadas regiões evitem ao máximo a fruta.

De acordo com o estudo, a caramboxina pode provocar crise de soluço, epilepsia, convulsões e até levar à morte.

Indivíduos saudáveis devem evitar o consumo de carambola em grandes quantidades ou sob a forma de extratos ou concentrados. Nesse grupo, a intoxicação é rara, mas pode ocorrer se o consumo for exagerado, como mais de 5 peças por dia ou mais de 500 ml de suco. Evite consumir carambola em jejum ou se estiver desidratado.

Benefícios da carambola para a saúde

  1. Controlar o colesterol. ...
  2. Favorecer o emagrecimento. ...
  3. Controlar e prevenir a diabetes. ...
  4. Combater a prisão de ventre. ...
  5. Prevenir câncer. ...
  6. 6 Controlar a pressão alta.

age no controle de infecções e processos inflamatórios: o consumo da carambola também fornece propriedades anti-inflamatórias, ideais para controlar e prevenir infecções e problemas atrelados a elas.

De fato, o consumo de carambola pode ser maléfico para o organismo humano devido à presença desta toxina, sobretudo para pessoas que possuem doença renal crônica, ou seja, possuem um problema no funcionamento dos rins. Isto ocorre devido à caramboxina ser filtrada e eliminada pelos rins.

Realmente, quem tem problemas renais crônicos deve evitar ingerir carambola. Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente.

Cuidados no consumo
Por isso, recomenda-se que pessoas que sofrem dessa condição evitem o consumo da fruta e, principalmente, de seu suco.

Confira, a seguir, os alimentos mais recomendados para tratar a intoxicação alimentar:

  • mingau de amido de milho;
  • chás com açúcar, mas sem cafeína. ...
  • maçã e pera cozidas e sem casca;
  • banana;
  • cenoura e batata cozidas;
  • arroz branco ou massa sem molhos ou gorduras;
  • frango grelhado ou cozido.

Coma frutas aquosas, como melancia, abacaxi e laranja. Por possuírem muita água, essas frutas aumentam a produção de urina e melhoram o funcionamento dos rins. Evite bebidas alcoólicas nesse período — A dica parece óbvia, mas nem todos fazem ideia de como o álcool atrapalha o processo de limpeza do organismo.

A nutricionista explica que é possível superar o desconforto com tranquilidade ingerindo frutas e folhosas que têm ação de limpeza dos excessos no organismo como, por exemplo, maçã, laranja, abacaxi, melão, tomate, beterraba, limão, mamão.

Uma caramboleira pode durar cerca de 50 a 70 anos.

não come.

O açaí, por exemplo, é um problema porque ele tem uma substância chamada teobromina e a teobromina é uma substância presente no chocolate que é tóxica sabidamente. Uva é tóxica, carambola. Os alimentos com alto teor de gordura, como o abacate e coco”, alertou sobre o que deve ser evitado.

Por ser rico em grandes quantidades de vitamina C (que atua como um antioxidante), o suco de carambola ajuda a combater gripes e resfriados e retarda o envelhecimento precoce da pele, amenizando a ação de radicais livres no organismo.

O que fazer com cachorro que comeu carambola? O recomendado é que você leve seu cachorro ao médico-veterinário, até mesmo para saber o nível de intoxicação – já que em casos graves, o cachorro pode ter insuficiência renal aguda, algo muito perigoso, que pode ser fatal!