Como eliminar tártaro dos dentes de forma natural?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Boa leitura!

  1. Invista no bicarbonato de sódio. Esse é o método caseiro mais conhecido. ...
  2. Use óleo de coco. Esse óleo vegetal, conhecido por ter várias propriedades benéficas, também é usado para o tratamento do tártaro, por ter ação antibactericida. ...
  3. Utilize morangos. ...
  4. Faça um creme dental caseiro. ...
  5. Utilize a casca de laranja.

A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

O ácido acético no vinagre branco tem propriedades antibacterianas e promove a desmineralização do esmalte dentário, tornando -o eficaz na remoção do tártaro e da placa bacteriana.

“Tratamento para remoção de tártaro 'caseiro' não funciona, já que somente o dentista consegue remover o tártaro através de raspagens e profilaxia odontológica”, alerta o especialista. Por isso, não tente colocar mais força na higiene bucal ou utilizar outros itens para retirar a parte calcificados dos dentes.

Outra pasta de dente específica para diminuição do acúmulo de tártaro é a Periogard, da Colgate. Esta pasta não tem clorexidina, como o enxaguatório de mesmo nome e marca. Mas esse é eficaz na redução da velocidade com que o tártaro se forma na boca.

Um artigo publicado no ano passado por Johnston apontou que o vinagre pode corroer o esmalte dos dentes. “Isso enfatiza a importância de tomar o vinagre diluído e com uma refeição para minimizar esse efeito”, disse Johnston, acrescentando que, “beber com um canudo pode ser ainda melhor!”

A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.

Tártaro pode deixar o dente mole? O tártaro contribui para o amolecimento dos dentes porque atua como um grande fator de retenção de colônias de bactérias. Essas bactérias tem alto poder destrutivo e elas conseguem se organizar para destruir os tecidos de suporte do dente.

Neste caso, é fundamental procurar o dentista para realizar o processo de raspagem, que consiste na remoção da placa acumulada e do tártaro, por meio de instrumentos odontológicos especializados. Em alguns casos, será também necessário remover a placa das gengivas, através de um tratamento de periodontia.

O uso frequente do bicarbonato é um perigo! Ele é altamente abrasivo e promove a corrosão do esmalte dentário. Como consequência, o dente fica sensível e suscetível a infecções. A gengiva também é afetada e pode sofrer com sangramentos e mais infecções.

A remoção do cálculo é realizada mecanicamente pelo dentista em consultório. A 'água oxigenada' não solubiliza nem desmineraliza o cálculo. Se você tem cálculo dental, agende uma consulta com o seu dentista para que ele possa avaliar e cuidar da sua saúde.

A remoção completa do tártaro é realizada pelo dentista. A primeira fase da 'raspagem' remove os depósitos de placa bacteriana e tártaro. Muitas vezes a raspagem com ultrassom é usada primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.

Como evitar ter tártaro nos dentes? Como vimos, uma vez que o tártaro já está formado, apenas o dentista pode fazer a remoção de tártaro dos dentes de forma segura com emprego de instrumentos especiais no procedimento chamado de raspagem.

Quando não tratado, o temido cálculo dental pode provocar a formação de cáries que, quando acontece, se não tratada, pode se transformar em um problema dental ainda mais grave. Além disso, o tártaro nos dentes pode afetar a aparência de seu sorriso, já que deixa uma camada amarelada visível mesmo após a escovação.