Como eliminar pulgões com detergente e vinagre?

Perguntado por: hbaptista . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Molhe suas plantas diariamente com esse inseticida com vinagre e detergente e verá como, graças ao sabão, o pulgão se separará facilmente da superfície, deixando seu jardim ou vasos livres desta praga.
...
Água com detergente para pulgão

  1. 1 colher de sopa de detergente comum;
  2. 1 colher de chá de vinagre;
  3. 500mL de água.

Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%. Se tiver um pulverizador de 20 litros, adicione 400 mililitros da solução em 19,6 litros de água. Aplique a mistura na fruteira.

Para isso, é necessário um pedaço de algodão embebido em uma mistura de água, vinagre ou álcool em partes iguais. Após molhar o algodão nessa solução, passe-o nas folhas e nos caules das plantas para eliminar essas pragas. O ideal é que essa operação seja feita semanalmente.

Para lavar louças
Pois, o vinagre auxilia na limpeza das louças, contribuindo com a remoção de gordura. Para utilizá-lo para essa opção, basta misturar um pouco de vinagre de álcool com o detergente que você já costuma utilizar e pronto. Dessa forma, suas louças engorduradas serão higienizadas rapidamente.

A fórmula é:

  1. Adicione uma porção de vinagre para duas de água;
  2. Pegue a mistura e coloque um pouco de detergente, cerca de algumas gotas – pode ir por olho mesmo, apenas tomando cuidado para não acrescentar muito;
  3. Misture novamente e depois coloque em um borrifador ou em um recipiente prático para limpar.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

O controle mecânico para matar pulgões e também cochonilhas, pode ser feita a eliminação manualmente com ajuda de um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente.

Uma das principais causas do seu surgimento é o excesso de nitrogênio no solo que atrai esse tipo de inseto e faz com que ele se espalhe por toda lavoura.

Detergente #Ypê de Coco. Com o cabelo seco, você passa uma quantidade generosa na cabeça da criança. Esfrega e faz espuma. Massageie por uns 10 minutos.

Uma mistura caseira poderosa contra cochonilhas, pulgões e lagartas é a cebola batida com água. Corte 200 g de cebola sem casca e despeje-a com 2 L de água no liquidificador. Deixe descansar por 10 dias e, após esse tempo, dilua o líquido em 1 L de água. Depois, basta borrifar o composto sobre a planta.

Misture meia colher de sopa de detergente neutro em 500 ml de água e borrife em toda a planta.

Os pulgões e produzem-se por partenogênese telítoca, em que cada fêmea dá origem a 2 – 4 ninfas/dia um total de 46 – 48 ninfas, que se desenvolvem mediante sucessivas mudas. O ciclo biológico completo do pulgão é o seguinte: o período ninfa varia de 5 a 6 dias, durante o qual são verificados 4 instares.

Os pulgões em geral acabam prejudicando o desenvolvimento da planta. Isso ocorre devido à sucção de grande quantidade de seiva. Além do retardamento do crescimento da planta, ao sugar a seiva ocasionam danos como o engruvinhamento das folhas.

O bicarbonato de sódio, junto com sabão em barra ralado, vinagre e água morna, deixa o pano como se fosse novo. Com essa mesma fórmula, você consegue limpar e eliminar a gordura do ralo do banheiro. Não se esqueça que a mistura de vinagre e bicarbonato libera gases que podem causar acidentes domésticos.

Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2. É por isso que se observou efervescência.

A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Este ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que origina as bolhas.

Misture o vinagre com detergente e vai alucinar!! depois que descobri o que essa mistura faz, já não falta na minha casa. Além de usar o vinagre na comida, também uso como um produto de limpeza. E é surpreendente como o vinagre é um excelente removedor de gorduras.

O sal absorve a parte líquida da sujeira fazendo com que ela se descole mais facilmente da superfície.

Como herbicida
Por este motivo, o uso do vinagre puro deve ser utilizado apenas nas ervas daninhas, borrifado cuidadosamente e, assim que estas plantas ressecarem, elas devem ser arrancadas com as mãos, desde a raíz.

Obtenha um excelente efeito fungicida utilizando duas colheres de sopa de vinagre em um litro de chá de camomila. Pulverize sobre as plantas afetadas por mofos e outras doenças fúngicas.