Como eliminar pelo encravado na virilha?

Perguntado por: ualves9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O tratamento mais indicado para acabar com os pelos encravados é a depilação a laser, isso porque só a depilação a laser promove a remoção definitiva do pelo, e consequentemente, de toda inflamação associada ao folículo piloso.

Nesses casos, é recomendado buscar ajuda médica para evitar que a condição evolua para uma foliculite. Utilizar lâminas novas para fazer depilações e manter a pele sempre bem hidratada são coisas que ajudam a resolver o pelo encravado.

Polvilhe amido de milho sobre o local do pelo encravado e deixe por 20 minutos; Coloque pasta de amendoim sobre o cabelo encravado e deixe por 10 minutos. Deve ser feito todos os dias até que não seja mais necessário.

A maneira mais simples de tratar um pelo encravado é não tentar espremer ou cutucar o local, pois isso pode causar irritação e uma inflamação mais grave.

Cetoconazol 20mg + Dipropionato de Betametasona 0,64mg + Sulfato de Neomicina 2,5mg Medley Pomada com 30g | Droga Raia.

Qual pomada usar para foliculite? O tratamento pode ser feito com medicamentos, bem como cremes ou pomadas com esteroides tópicos aplicadas no local. No caso da foliculite causada por bactérias ou fungos, pode ser recomendado o uso de shampoo antifúngico, normalmente composto por Cetoconazol.

Como evitar os pelos encravados?

  1. Faça esfoliação regularmente.
  2. Evite exposição direta ao sol.
  3. Banho com água quente antes do procedimento.
  4. Evite o uso de lâminas e cremes depilatórios.

Como tirar pelos encravados
Com uma agulha e uma pinça esterilizadas com água fervente, você pode tentar puxar o pelo para fora, acabando com o problema. Antes de começar, passe um algodão na região afetada com álcool para evitar contaminações. Delicadamente, puxe o fio com a agulha ou com a pinça.

Essa condição é chamada Bartolinite aguda. Quando isso ocorre, a região pode ficar avermelhada, inchada e muito dolorida, podendo ainda ocorrer a saída de pus. É importante a mulher entender que o cisto geralmente não causa sintomas, mas pode ocorrer a sensação de uma bola ou caroço na vagina quando apalpa a região.

A principal complicação decorrente de um pelo encravado é uma possível infecção bacteriana, a qual geralmente ocorre quando o indivíduo o cutuca. Pode se instalar uma infecção que predispõe o aparecimento de um abscesso e até de cicatrizes.

Quando o problema se agrava, há risco da condição passar para uma infecção chamada foliculite. Essa inflamação ocorre no folículo piloso, uma estrutura dérmica que envolve o pelo e, dependendo da gravidade, pode causar perda permanente do fio ou cicatrizes.

Uso de pomadas: de acordo com a orientação médica e o tipo de pele da pessoa, por vezes pode ser necessário o uso de antibiótico oral; Depilação a laser: Vai eliminar os pelos da região que está ficando inflamada e com isso resolver de forma mais definitiva o problema.

Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

dermatologista

O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento da foliculite.

Sintomas do pelo encravado
Na grande maioria dos casos de pelo encravado, podemos encontrar uma bolinha avermelhadas ao redor dele. Ela pode coçar ou não, doer ou não e contar com pus quando está inflamada.

Geralmente de quatro a dez dias.

Geralmente, o tratamento recomendado para o tratamento da foliculite é o uso de antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos. Além disso, também recomenda-se o uso de loções calmantes para aliviar sintomas como coceira, além de cuidados caseiros, como evitar raspar a área.

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

O método que normalmente é mais indicado para a fazer a depilação nesta região é o uso da cera quente, pois o calor dilata os poros, facilitando a saída dos pelos. Por outro lado, a depilação com lâmina é o método menos indicado porque pode provocar alergia, coceira ou cortes na pele.

Para caroços, coloque uma toalha úmida na área afetada por alguns minutos para ajudar a incentivar a saída dos pelos encravados na pele. Para tratar queimaduras e caroços, mantenha a pele bem hidratada para ajudar a combater a vontade de coçar as áreas afetadas.

A foliculite é um processo inflamatório do folículo piloso (estrutura da pele responsável por produzir o pelo), que pode ter diferentes causas. Já o pelo encravado pode estar associado a ela ou apresentar causas próprias. Embora sejam inflamações comuns, ambas ainda rendem muitas dúvidas.