Como eliminar pedra nos rins em 3 dias?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Tomar o chá de quebra-pedra diariamente por até 3 semanas favorece a eliminação das pedras nos rins, pois este chá tem ação diurética e possui propriedades que relaxam os ureteres, que são os canais que levam a urina dos rins até a bexiga.

Beba sucos cítricos
O consumo de sucos de frutas cítricas como de laranja e limão podem auxiliar na prevenção das pedras nos rins. As frutas citadas são ricas em ácido cítrico, e quando consumidas dão origem a um sal chamado citrato, que impede a formação de cristais e de pedras no organismo.

Dieta balanceada, ingestão abundante de água e pouco sal na alimentação são as medidas mais eficientes para evitar as pedras. Uma vez formadas, podem ser destruídas por métodos não invasivos, como medicações que dissolvem as pedras de ácido úrico (o alopurinol) ou através da litotripsia externa.

Normalmente podemos apresentar dores nas costas e no abdome, do tipo cólica (dores fortes que pioram de uma vez e melhoram gradativamente, indo e voltanto), vômitos, sintomas urinários como ardência ao fazer xixi, desconforto ao fazer xixi, etc... Esses são alguns dos sintomas que podem sugerir isso.

Uma mensagem que circula pelas redes sociais afirma que misturar duas fatias de abacaxi e dois copos de Coca-Cola forma um poderoso remédio capaz de eliminar pedras na vesícula e nos rins. Será que isso é verdade? É mentira.

Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce. Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.

O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.

Verdade. A ingestão de líquido ajuda a diluir os cristais sólidos de sais e minerais nos rins e diminuir a concentração dos mesmos, já que são expelidos pela urina. A recomendação é que um paciente adulto consuma, pelo menos, 2,5 litros de água ao longo do dia.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Durma virado para o lado em que as pedras nos rins estão.
Não há consenso quanto à relação entre a posição de dormir e a eliminação de pedras nos rins, mas pode ser que o lado do corpo afetado consiga filtrar melhor a urina.

Tratamento. O tratamento de cálculos vesicais é feito por meio de cirurgia convencional, com incisão na bexiga para a retirada dos cálculos, ou por máquinas que quebram os cálculos em pedras menores, mediante ondas de choque extra-corpóreas (LECO).

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

Por ser rico em ácido cítrico, o abacaxi é uma boa opção para eliminar o excesso de cálcio do organismo pela urina, evitando a formação de pedra nos rins.
...
Ingredientes:

  1. 2 fatias de abacaxi;
  2. 1 fatia de melão;
  3. 1/2 copo de água filtrada ou fervida;
  4. 2 cubos de gelo.

É mentira. O boato, inclusive, já ganhou uma versão contrária: há outra mensagem afirmando que a mistura de Coca-Cola e abacaxi é um “veneno puro que já matou diversas pessoas” – o que também não é verdade. – Não há nada que comprove que a Coca-Cola com abacaxi faça mal e também não há nada que diga que faça bem.

As bebidas gaseificadas não causam danos aos rins. Mas se você tem doença renal ou tendência a desenvolver pedras nos rins, como em todas as condições de saúde, é sempre indicado consultar um profissional especializado ou o seu médico.