Como eliminar parasitas de árvores?

Perguntado por: evieira2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Toda a parte aérea da parasita deve ser removida e depois, cortada e raspada todas as suas raízes. Esse procedimento evita que haja uma rebrota da parasita a partir de tecidos aderidos ao galho ou tronco das árvores hospedeiras?, finaliza o setor.

As plantas parasitas, também conhecidas como holoparasitas, não. Elas necessitam de outras plantas para sua sobrevivência, sendo suas folhas ou nulas ou reduzidas a pequenas escamas amareladas. As plantas parasitas desenvolveram órgãos de sucção que penetram nos feixes condutores da planta hospedeira.

Um exemplo de plantas parasitas são as espécies do gênero Cuscuta da família Convolvulaceae, como a Cuscuta racemosa, popularmente conhecida como cipó-chumbo, uma liana nativa do Brasil, encontrada no Cerrado e na Mata Atlântica.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.

Além de matar as pragas, o óleo de neem pode ser usado também para impedir que elas apareçam. Dilua 1 colher de sopa de óleo de neem em 1 litro de água e borrife em toda a planta. Como medida de proteção, pode ser usada de uma a duas vezes por mês.

2) Vinagre, um bom aliado contra as erva daninhas
O vinagre branco, como em muitas outras áreas domésticas, é um produto natural eficaz contra as ervas daninhas. Deve ser aplicado diretamente nas plantas para eliminá-las dentro de três dias pois atua matando as raízes.

Herbicida caseiro de vinagre e sal
Misture uma xícara de sal em três litros de vinagre e em seguida, pulverize a solução na folhagem das plantas que deseja matar.

Nas palavras de Laércio, “O melhor herbicida pra ervas daninhas é palha”.

Para sugar os nutrientes de outras plantas, as parasitas usam estruturas modificadas chamadas haustórios. Essas estruturas são espécies de órgãos especializados em penetrar nos tecidos da planta invadida para absorver água e nutrientes.

Plantas parasitas
Parasitam outras plantas. Geralmente são plantas que não possuem clorofila e penetram o organismo da planta hospedeira para absorver nutrientes e matéria orgânica transportados nos vasos condutores de seiva.

Depois de interagirem com o hospedeiro, que os ingere ou abriga, estes parasitas se desenvolvem e se proliferam no interior do seu organismo. Depois, o hospedeiro pode eliminar ovos e larvas do parasita no ambiente e por meio das suas fezes ou secreções, estes parasitas podem colonizar novos hospedeiros.

- Raízes sugadoras ou haustórios: Essas raízes são encontradas em espécies de plantas parasitas e hemiparasitas. Elas atuam retirando seu alimento das plantas em que se estabelecem, penetrando projeções denominadas de haustórios no interior dos vasos condutores.

Exemplos de ectoparasitas:
Pulex irritans: pulga; Pediculus capitis: piolho-humano; Amblyomma cajennense, ou carrapato-estrela: responsável pela transmissão da febre maculosa. Cuscuta racemosa, ou cipó-chumbo: planta aclorofilada parasita de outros vegetais.

Os fungos parasitas são altamente prejudiciais, e podem se apresentar com uma grande variedade de modos de vida. Vamos conhecer o modo que eles podem viver, como: Parasitas: são quando se alimentam de substâncias que costumam retirar dos organismos vivos, instalando-se e prejudicando-o.