Como eliminar os hábitos de sucção Não-nutritiva?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

A eliminação do hábito deve ser espontânea, para não causar alterações psicológicas ou a transferência para outro hábito. Com o aumento da idade aumenta também a vontade e disponibilidade da criança em colaborar18.

Quando o bebê começa a mamar, reparem que ele suga bem rápido, pois o leite não sai imediatamente do peito; leva alguns minutos. Nesse momento o bebê faz sucção não nutritiva (por prazer).

O papel dos hábitos bucais deletérios no desenvolvimento das más oclusões está sendo bastante estudados, principalmente os hábitos de sucção não nutritiva como o uso de chupeta, sucção digital (SERRA-NEGRA et. al., 1997).

Entretanto, esse hábito, que é um mecanismo reflexo necessário para o bebê, só é considerado fisiológico até 2 ou 3 anos de idade. Quando o hábito persiste até a fase em que a criança já está com dentição mista, passa a ser considerado prejudicial e nocivo à saúde.

NECESSIDADE DE SUCÇÃO
É o ato de pôr em prática uma relação de amor entre os dois seres vivos. Tal vínculo é muito poderoso no início. A sensação de fome e a necessidade de sucção surgem ao mesmo tempo e fazem parte do processo de desenvolvimento e alimentação do bebê.

Aparelho para remoção de hábitos bucais
A necessidade de sucção faz parte da fase oral e deve ser suprida. Esse aparelho possui um recurso denominado “mamilo” que permite que a criança faça a sucção, esgotando essa necessidade. Ao eliminarmos o hábito, damos condição para que o crescimento saia do padrão patológico.

O hábito de sucção é na verdade um instinto completamente natural de um bebê, relacionado diretamente ao ato da amamentação, sendo que por volta de dois terços dos bebês têm esse hábito.

Sucção não nutritiva é, por exemplo, o hábito de chupar o dedo ou chupeta. O ato de sugar satisfaz o bebê afetivamente e gera um sentimento de prazer e de segurança. A sucção é um recurso que o bebê dispõe para se acalmar e é fundamental para o amadurecimento psíquico.

O bebê já nasce com o reflexo de sucção, e através dele que aprende a se nutrir. A sucção também tem mais do que uma necessidade física para saciar a fome, mas também para conforto. É um importante recurso que o bebê tem para relaxar e se acalmar, e faz parte do seu desenvolvimento psíquico.

O quadro conhecido como sofrimento fetal refere-se a situações que podem ocorrer quando o fornecimento de nutrientes e oxigênio ao feto é insuficiente devido à má perfusão vascular materna e/ou extração ineficiente de oxigênio e nutrientes pela placenta.

Como tratar a má oclusão? Os tratamentos ortodônticos que visam resolver o problema da má oclusão estão relacionados ao uso de aparelhos fixos ou móveis. Entretanto, nos casos mais graves, podem ser necessárias cirurgias corretivas ou a extração de alguns dentes.

5-Prevenção: Para prevenir a má-oclusão, deve-se evitar a respiração oral. Pois esse costume permite a entrada de substâncias prejudiciais às arcadas dentárias. Outra forma de prevenir esse defeito físico é tendo consultas com o dentista periodicamente, pois este poderá lhe dar dicas e ajudar a resolver o seu problema.

Os hábitos deletérios são considerados como causa frequente de maloclusões, são pa- drões de contração muscular aprendidos, de natureza muito complexa, que por ser pra- ticado com frequência, tornam-se inconscientes e passam a ser incorporados ao coti- diano do indivíduo.

O tempo em média para a ordenha de cada mama é de 15 a 20 minutos. Para as mães que realizam a ordenha com frequência, costuma ser indicada a bomba elétrica automática.

Não existe um tempo padrão para que o bebê mame em cada seio. Se a criança quer mamar de hora em hora, é provável que ela não esteja recebendo o leite materno suficiente ou não esteja mamando por tempo suficiente para ficar satisfeita.

A fome hedônica causa um forte desejo de consumir alimentos, mesmo quando não há necessidade de repor calorias ou energia. As evidências dizem que comer emocional/comer estressado é um grande gatilho. Sob condições estressantes, muitos de nós apenas comemos para nos sentirmos melhor, sem sinais de fome do corpo.

Quais são os tipos de fome?

  1. Fome orgânica ou fisiológica. Essa é a chamada fome “real”, aquela que surge da própria necessidade de ingestão de nutrientes para o organismo. ...
  2. Fome Social. ...
  3. Fome específica. ...
  4. Fome emocional. ...
  5. Fome situacional.

Confundir fome com sede é comum e pode ser causado por uma confusão que o nosso próprio cérebro faz. Isso porque uma das maneiras do organismo conseguir água é por meio dos alimentos, logo se você estiver desidratado provavelmente confundirá com a sensação de fome.

De acordo com Hernandez (1996), pode-se encontrar dois padrões de sucção: o padrão suckling, o qual corresponde ao modo mais primitivo de sucção e o padrão sucking, mais maduro. No padrão suckling, a língua realiza movimentos de extensão e retração, sendo também conhecido como “sucção por lambidas”.

Os hábitos de sucção trazem conseqüências importantes na morfologia do palato duro, alterações de posicionamentos dentais, movimentação da língua, com alterações musculares periorais e fonoarticulatórias, tendo maior risco de desenvolvimento de mordida aberta e distúrbios de motricidade oral1,8.

Diversos fatores podem contribuir para uma abertura entre as fileiras superior e inferior de seus dentes. O uso prolongado de chupeta, chupar o polegar e empurrar a língua (empurrar a língua contra os dentes da frente ao engolir) pode causar uma mordida aberta anterior.

Continuar lendo Como avaliar sucção?