Como eliminar os gases da batata-doce?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

O segredo aqui é fazer um pré-cozimento da hortaliça e recorrer a ingredientes que ajudem a evitar os gases e o odor quando for preparar o molho. O limão e o gengibre, por exemplo, aparecem como ótimas opções, e ainda adicionam um gostinho todo especial para deixar a refeição ainda mais saborosa.

Além disso, os vegetais de raiz, como a beterraba, a batata-doce e a cenoura, necessitam de 50-60 minutos. E por fim, legumes com amido, como milho, abóbora e batata-inglesa, demandam 60 minutos.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.

Melhora o intestino:
A batata-doce é um tubérculo cheio de fibras que ajudam no bom funcionamento do nosso sistema digestivo. Essas fibras estimulam o trânsito intestinal e ajudam nosso corpo a levar algumas toxinas embora.

A batata-doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada. Pode ser incluída no café da manhã e nos lanches substituindo o pão, e nas refeições principais, acompanhada por vegetais frescos e alimentos fontes de proteínas, como frango, peru, ovo ou peixe.

Afinal, qual a quantidade de batata-doce devo comer por dia? Mesmo um alimento tão benéfico deve estar dentro de um contexto alimentar balanceado e ser consumido com equilíbrio. O ideal é ingerir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena, que fornece pouco mais de 40 calorias.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

Nesse caso, para passar a sensação de barriga estufada, você precisa usar o banheiro. Ingerir muita água e alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, cereais e farinhas integrais podem ajudar nessa missão, uma vez que eles contribuem para o bom funcionamento digestivo³.

Embora até a batata possa ser consumida crua, o melhor é cozinhá-la. “Isso atenua seus fatores antinutricionais, aquelas substâncias que interferem na absorção dos nutrientes”, diz Marchiori.

Os carboidratos ricos em antioxidantes presentes na batata doce aumentam a serotonina, uma substância química do cérebro que desencadeia o relaxamento. Desse modo, o tubérculo é o lanche ideal para quem deseja dormir bem.

- Sabor: Segundo Patrícia Bertoni, a batata doce roxa possui um sabor mais adocicado, geralmente, agradando mais aos consumidores: "A batata doce roxa é mais doce e suculenta enquanto a branca é um pouco mais ressecada", analisa a profissional.

Diminuem a flatulência:

  1. Tomar bastante líquido.
  2. Alimentos ricos em fibras e frutas com casca: as fibras ajudam no bom funcionamento do intestino, mas quando consumidas em excesso podem causar gases ou atrapalhar a digestão. ...
  3. Comer lentamente.
  4. Não fumar.
  5. Caminhar após as refeições, mas com a boca fechada.

Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

Excesso de gases deve ser investigado por um médico
O excesso de gases, por exemplo, além de embaraçoso, pode indicar um problema de saúde. “O principal motivo para a produção de gases em excesso é alguma intolerância alimentar, principalmente intolerância à lactose ou intolerância ao glúten”, afirma o profissional.

Simeticona age rápido contra gases e até cólicas, mas trata só sintomas - 21/07/2020 - UOL VivaBem.