Como eliminar o oxalato do organismo?

Perguntado por: aguedes2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Beber bastante água, para ajudar o seu organismo a eliminar o excesso de oxalato.

Se tenho pedras de oxalato de cálcio e o oxalato veio alto na urina de 24 horas, o que devo diminuir na alimentação? Nesse caso, é importante evitar alimentos ricos em oxalato como espinafre e outras verduras verdes ESCURAS, morango, beterraba, chocolate, café, tomate, soja e oleaginosos como castanhas ou nozes.

Nos casos dos cálculos de oxalato de cálcio, a principal precaução é no cuidado com alimentos ricos em oxalato. A lista acima cita os principais: escarola, beterraba, ruibarbo, espinafre, quiabo, salsinha, almeirão, escarola, batata doce.

Comum. Insônia, sonolência, tonturas, parestesias, tremores.

Se tenho pedras de oxalato de cálcio e o oxalato veio alto na urina de 24 horas, o que devo diminuir na alimentação? Nesse caso, é importante evitar alimentos ricos em oxalato como espinafre e outras verduras verdes ESCURAS, morango, beterraba, chocolate, café, tomate, soja e oleaginosos como castanhas ou nozes.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

Adicione alguma acidez na água, como 1 colher de sopa de suco de limão ou de vinagre. Isso vai eliminar os oxalatos, compostos que dificultam a absorção de nutrientes pelo corpo e que são os responsáveis por aquela cor acinzentada depois do cozimento.

O que é bom para expelir pedras nos rins? As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.

Ocasionalmente, uma dieta com pouca proteína animal ou alopurinol pode ser usada para reduzir os níveis de ácido úrico na urina. Manter uma grande ingestão de líquidos também é muito importante.

O oxalato (ou ácido oxálico) é o produto final do metabolismo de aminoácidos e do ácido ascórbico, que não pode ser metabolizado no organismo humano, sendo excretado pela urina. O aumento na concentração urinária de oxalato pode levar à sua saturação, com consequente formação de cristais e cálculos renais.

O oxalato, freqüentemente encontrado em vegetais como o espinafre, ruibarbo, acelga, beterraba, tomate, nozes e cacau (KRAUSE & MAHAN, 1991; MASSEY et al., 1993), quando absorvido, não pode ser metabolizado pelos humanos e é excretado na urina.

Como se prevenir do cálculo renal?

  1. Tome bastante água. Como primeira dica e talvez a mais importante de todas, é o consumo adequado de água de modo regular durante o dia. ...
  2. Reduza o consumo excessivo de sal. ...
  3. Beba álcool de forma moderada.

A presença de cristais de oxalato de cálcio em quantidades pequenas na urina, é algo que ocorre normalmente, pode acontecer devido aos hábitos alimentares, pouca ingestão de água e mudança na temperatura corporal.

"O chá de quebra-pedra auxilia na prevenção da formação de cálculos, já que reduz a aglomeração dos cristais presentes na urina, condição necessária para a formação do cálculo.

Cálculos de via urinária são transtornos para médicos e pacientes. Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador.

Confira algumas dicas de como fazer uma limpeza natural dos rins.

  1. Hidratação é fundamental. ...
  2. Chá de salsa. ...
  3. Uvas. ...
  4. Suco de limão, laranja e melão. ...
  5. Algas marinhas. ...
  6. Alimentos ricos em cálcio. ...
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata) ...
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Continuar lendo Como eliminar oxalato?