Como eliminar o excesso de queratina da pele?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Como é o tratamento? O cuidado é feito à base de cremes ceratolíticos e hidratantes. Ambos são utilizados para promover a renovação celular do local e evitar o ressecamento da pele.

É formada, principalmente, pelo aminoácido sulfurado chamado cisteína, que é muito importante para a boa saúde da pele e dos cabelos. A queratina é produzida por células denominadas queratinócitos.

A queratose pilar é uma condição principalmente genética caracterizada pela produção excessiva de queratina na pele e que, quando não tratada, pode evoluir para lesões com aspecto de espinha que podem inflamar e deixar manchas escuras na pele.

Tipos

  • Queratose actínica ou solar.
  • Queratose pilar ou folicular.
  • Queratose seborreica.
  • Queratose por hidrocarbonetos.

A queratina é produzida em células diferenciadas chamadas queratinócitos do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme (como os cabelos e unhas) de animais terrestres.

Tratamento da queratose pilar
Vaselina hidrofílica e água (em partes iguais) ou vaselina salicilada a 3% podem diminuir o relevo das lesões. Também podem ser eficazes loções ou cremes de ácido láctico tamponado (lactato de amônio), gel de ácido salicílico a 6%, cremes de ureia, ou gel ou creme de tretinoína a 0,1%.

os métodos para extrair queratinas de lã e cabelo envolvem a cisão simultânea de ligações peptídicas (hi- drólises ácida e básica), redução de pontes dissulfeto com soluções de sulfato de sódio alcalino ou a combinação de tratamentos enzimáticos e químicos com o uso de hidróxido de amônio.

Trata-se de uma doença com origem genética, mas que pode piorar com o uso de roupas apertadas, associação com doenças autoimunes e com o ressecamento da pele. Por isso também ela tende a piorar no inverno, quando o clima é mais seco, os banhos mais quentes e os cuidados com a hidratação da pele são menores.

Os cuidados incluem principalmente hidratação, assim você reduz o ressecamento da pele, e esfoliação, que ajudar a remover as células mortas da pele e a suavizar as lesões e a uniformizar a textura da pele.

Veja como prevenir e tratar a queratose pilar
- Manter a pele sempre hidratada, preferencialmente com cremes que contenham ureia; - Em casos mais extensos e graves, microdermoabrasão, peelings químicos e até a isotretinoína oral podem ser indicados.

A queratina, por exemplo, é a proteína mais conhecida no fortalecimento e prevenção de queda de cabelos. Ou seja, para fortalecer os fios com a alimentação, a melhor opção são os ingredientes ricos neste nutriente, como carne, ovo, gelatina e leite e derivados.

Gelatina

Gelatina: Talvez um dos principais alimentos ricos em queratina é a gelatina, que vem do colágeno nos ossos e patas de animais e pode ser adicionada à força das células de queratina. A gelatina pode ser encontrada em certos iogurtes, cereais, sorvetes, saladas de frutas e compotas de frutas.

Vitamina A ajuda a sintetizar a queratina
Mas no caso da queratina, temos o enxofre atuando ao lado da vitamina A. Isso porque esse nutriente também auxilia na síntese da proteína, o que permite que ela esteja presente em grandes quantidades no corpo.

“A queratina é uma proteína produzida pelas células da nossa pele (queratinócitos), sendo composta por vários aminoácidos e, dentre eles, destaca-se a cisteína. Nas unhas, é responsável por garantir sua resistência, endurecimento e brilho.