Como eliminar o efeito burn-in em televisões de plasma?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Para evitar que o burn-in afete a sua televisão é necessário “amaciar” a tela entre as primeiras 200 e 500 horas de uso. Para amaciar a televisão, utilize apenas metade da capacidade de contraste e brilho do aparelho e evite assistir a imagens estáticas por mais de 30 minutos consecutivos.

Tais aparelhos possuem vida útil muito mais curta (algo em torno de quatro anos), portanto você já terá trocado por um modelo mais recente quando a tela começar a apresentar qualquer sinal de burn-in.

Cinco dicas para evitar o burn-in em TVs OLED

  1. Investir em modelos mais recentes.
  2. Diminuir o brilho.
  3. Escolher modos de exibição mais escuros.
  4. Evitar deixar imagens estáticas na tela por muito tempo.
  5. Considere usar o modo escuro.
  6. A seguir, conheça seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV.

Como evitar o efeito burn-in

  1. Use o timer de suspensão padrão da tela ou configure-o para dois minutos ou menos. ...
  2. Mantenha a configuração de brilho padrão ou use outra com nível ainda menor. ...
  3. Não deixe o smartphone exposto ao sol. ...
  4. Não instale apps que prometem reduzir o efeito burn-in.

Além disso, para comprovar se o display do celular está sofrendo com o Burn-in, o AMOLED Burn-in Fixer faz um teste na tela. Ele utiliza jogos de cores que mostram ao usuário onde estão localizados os pixels afetados pelo problema.

O burn-in pode acontecer quando um televisor fica muito tempo ligado exibindo a mesma programação. Isso faz com que logotipos de canais esportivos, barras de noticiários ou qualquer tipo de imagem estática marque a tela da TV de maneira permanente.

Continue a mantenha pressionado o botão de Volume para baixo até ver o logotipo da superfície. Em seguida, solte todos os botões e parar de tocar o dispositivo até que seja concluída a calibragem. Observação Levará alguns minutos para que o dispositivo reiniciar backup e inicie o processo de calibração de toque.

Como resolver
Contudo, uma boa tentativa é usar alguns aplicativos para Android, como o AMOLED Burn-in Fixer. Com ele, basta ativar o processo automático que força os pixels danificados a funcionarem com as cores corretas. Esse “rejuvenescimento” dos componentes pode levar até 30 minutos para ser finalizado.

Use um pano de microfibra
O pano de microfibra é a melhor opção de como limpar a tela da TV com impressões digitais, manchas e gorduras. Evite usar panos ásperos, eles podem riscar a tela e deixar manchas.

Com o que se limpa telas de tv LED, LCD e Plasma

  1. Acetona.
  2. Álcool Etílico.
  3. Ácido Etílico.
  4. Amônia.
  5. Cloreto de Metila.
  6. Tolueno.
  7. Cloro metano.

Então, esqueça aquelas soluções para limpeza, pois elas contêm substâncias químicas, como álcool, amônia e abrasivos. E esses produtos, em contato com a tela da televisão, podem ocasionar manchas e até danificar permanentemente o display.

Desligue o dispositivo e ligue-o novamente. Verifique se as manchas não são causadas por uma película ou capa de proteção usada juntamente com o dispositivo. Remova quaisquer acessórios desse tipo para confirmar que as manchas estão na tela.

Ghost touch é o nome de um problema que faz com que o celular apresente toques independentes na tela, ainda que o usuário não esteja apertando nada no display.

Existem duas maneiras de realizar a calibração e teste de touch screen nas versões mais antigas do Android. Do Android 5.0 para versões anteriores, basta discar o código *#*#2664#*#*. Uma ferramenta nativa deve ser aberta em tela azul, possibilitando que você teste a sensibilidade da tela.

Continuar lendo Qual é a cor do plasma?