Como eliminar minhocas no banheiro?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Como acabar com minhocas vermelhas no banheiro

  1. Lave as paredes e o piso com desinfetante.
  2. Coloque bicarbonato de sódio e vinagre nos ralos e na pia.
  3. Jogue água sanitária nos ralos e no vaso com certa frequência.
  4. Mantenha a tampa do vaso abaixada e os ralos fechados sempre que possível.

Uma maneira natural de matar as minhocas é cobri-las com uma camada de areia fina ou farinha de trigo. Isso irá sufocá-las. Você também pode tentar aspirar as minhocas com um aspirador de pó potente.

Larvas no banheiro
Para higienizar seu banheiro, você precisará jogar água fervente e água sanitária no encanamento, além de esfregar os azulejos com desinfetante, dando atenção especial à região do box, próxima ao chuveiro.

Pois, essas 'minhocas' nada mais são do que as larvas da Psychoda sp, nome científico do mosquito do banheiro e que costuma aparecer nesse cômodo, pois se alimenta de restos orgânicos encontrados nos encanamentos e cantos do cômodo.

Sabe aquelas mosquinhas que, de vez em quando, surgem no seu banheiro? Ela é um inseto do gênero Psychoda, comumente chamada de mosca de banheiro ou mosca dos filtros. É conhecida assim, pois ela se reproduz em ambientes úmidos como ralos e esgotos.

Resposta verificada por especialistas
As minhocas são animais pertencentes ao filo do Anelídeos, na verdade são espécies de vermes evoluídos, ou seja, o seu corpo é segmentado e apresenta anéis externamente. Desse forma não há uma diferença entre vermes e minhocas, porque ambos representam a mesma coisa.

verme cordão de bota

Lineus longissimus é o nome científico do maior verme que existe sendo também o maior animal em comprimento conhecido. Comumente conhecido por "verme cordão de bota", ele é parecido com uma grande minhoca flácida, e atinge até 55 metros de comprimento.

É necessário o acasalamento com outra minhoca, o que pode ocorrer o ano todo. Fecundados e no interior de um casulo, os óvulos são expelidos na terra. Em cerca de 21 dias eles eclodem, e cada um origina algumas minhoquinhas.

O mineral funciona como um “ímã” para a água e atrai a umidade ao seu redor. Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais.

O substrato para alimentação das minhocas deve passar pelo processo de compostagem. Se o processo fermentativo não estiver terminado e o substrato retornar a esquentar dentro dos canteiros, as minhocas fogem ou morrem pelo aquecimento.

Pertencentes à família Psychodidae, os “mosquitos de banheiro” possuem uma necessidade natural de estar perto de água. É em ambientes úmidos que esses animais são capazes de reproduzir e colocar ovos. Por isso é tão comum encontrá-los em ralos de banheiro, torneiras e filtros de água.

Sendo assim, são animais bastante comuns no mundo inteiro. Por isso, é normal encontrar minhoca no vaso de planta, no jardim ou na horta de casa.

Tipos de minhoca

  • Rhinodrilus alatus (minhocuçu)
  • Lumbricus terrestris (minhoca da terra)
  • Eisenia fetida e Eisenia andrei (minhocas californianas)
  • Eudrilus eugeniae (gigante africana)
  • Amynthas gracilis (minhoca puladeira)