Como eliminar matéria em Medicina?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Quem já possui uma graduação pode eliminar parte da grade curricular na segunda graduação de Medicina. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para aproveitar as disciplinas é necessário que o curso tenha a mesma carga horária e mesma equivalência de conteúdo programático.

Passo a passo para pedir o aproveitamento de disciplinas
O primeiro passo é solicitar junto à secretaria da sua instituição atual o histórico escolar e o plano de ensino das matérias que você busca aproveitar. Esses documentos são essenciais e quase todas as instituições exigem.

curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem de longe, é o que mais apresenta uma grade curricular parecida com Medicina, além da sua rotina ser semelhante com a do profissional médico.

Em 2021, ainda é possível antecipar a colação de grau para o estudante de medicina e demais profissionais da saúde. Lembrando que o principal requisito é ter cumprido 75% da carga horária do internato médico.

Farmacologia

Farmacologia. É uma das matérias mais desafiadoras da faculdade de Medicina. Além de ser muito importante para a prática médica, se faz necessária para entender os princípios de medicamentos. A farmacologia é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas.

Quem já possui uma graduação pode eliminar parte da grade curricular na segunda graduação de Medicina. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para aproveitar as disciplinas é necessário que o curso tenha a mesma carga horária e mesma equivalência de conteúdo programático.

A possibilidade existe, e isso por conta de diversos contextos, seja aproveitamento, encaixe de disciplinas etc., porém a Instituição deve estabelecer um limite para cada curso e cada caso específico. O ideal é que você converse com a coordenação do seu curso e com o atendimento da Instituição.

Você continuará estudando no próximo período naturalmente, seguindo adiante com as disciplinas da matriz curricular do curso, estabelecida pela instituição. No entanto, terá que encaixar na sua matriz a disciplina que não conseguiu a nota mínima, ou seja, aquela que você reprovou.

Caso a pessoa não consiga o certificado, ela pode solicitar a eliminação de matérias, nas quais conseguiu nota mínima. Assim, ao matricular-se na EJA, realiza somente as matérias pendentes. Vale ressaltar que na EJA a frequência das aulas é levada em consideração.

Para ter as disciplinas eliminadas, elas precisam estar na grade ou ter conteúdos muito semelhantes a da atual matriz curricular. Além disso, você precisa ter sido aprovado e apresentar frequência escolar acima de 75% ou 80%.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

1| UNESP. A UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) tem o vestibular de Medicina mais concorrido do país. Em 2018, foram 8.147 candidatos para 90 vagas, o que representa uma relação de 312,7 por vaga, um aumento de 17,5% em relação a 2017. A prova é realizada pela Fundação Vunesp.

O Projeto de Lei 1767/21 permite que enfermeiros com, pelo menos, cinco anos consecutivos de experiência em hospitais públicos ou privados possam cursar medicina em universidades privadas sem prestar vestibular e com bolsa integral do governo federal. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Há também cursos mais difíceis na área de saúde, com Odontologia, que assemelha-se ao de Medicina. Há ainda cursos gratuitos na área da saúde com certificado, como os oferecidos pela Una-SUS. Descubra aqui um mundo de opções e veja qual é o melhor curso na área da saúde para você.

A resposta é: sim! Você pode fazer dois cursos superiores na mesma época, mas é preciso considerar alguns fatores para ver se essa escolha é viável. Por exemplo, dependendo da carga horária ou do turno das aulas, pode não ser possível seguir com o plano.

Os cursos superiores de tecnologia, também chamados de tecnológicos e cursos de tecnólogo, permitem concluir uma faculdade em apenas dois anos e são muito procurados por quem quer ter um diploma de curso superior em pouco tempo.