Como eliminar inflamação naturalmente?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Manter um cardápio com frutas, vegetais, certas algas e suplementos específicos ajuda a reduzir o processo inflamatório.
...
Principais alimentos anti-inflamatórios naturais

  1. Alecrim. ...
  2. Alho. ...
  3. Abacate. ...
  4. Azeite de oliva. ...
  5. Astaxantina. ...
  6. Cúrcuma ou açafrão-da-terra. ...
  7. Gengibre. ...
  8. Ômega-3.

A seguir, com exclusividade, a lista dos 40 campeões da pesquisa, selecionados - um a um - pelo poder anti-inflamatório:

  • Frutas. - Uva. - Abacate. - Limão. - Maçã ...
  • Temperos. - Alho. - Gengibre. - Pimenta vermelha. - Alecrim. ...
  • Verduras e legumes. - Brócolis. - Pimentão vermelho. - Cebola. - Tomate. ...
  • Cereais. - Lentilha. - Ervilha. - Feijão.

Anti-inflamatório natural: 5 plantas que desempenham essa função

  • 1.1 Pequi.
  • 1.2 Posidonia oceanica.
  • 1.3 Acácia-branca.
  • 1.4 Copaíba.
  • 1.5 Sabugueiro.

Principais sinais de inflamação
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

A goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá e romã também entram no ranking dos alimentos que têm o poder de virar suco anti-inflamatório e agir no organismo, promovendo transformações no metabolismo para proteger nosso corpo contra alguns tipos de lesões.

Inflamação - é uma resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. A inflamação pode partir, também, do sistema imunológico. Nesse caso, são as nossas células de defesa que agridem o corpo.

#1 Vitamina D3
A vitamina D3 está envolvida em uma série de processos no organismo. Além de participar da absorção de cálcio e fósforo — essenciais para a saúde dos ossos —, a vitamina D3 fortalece a imunidade e tem ação anti-inflamatória importantíssima.

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Os 7 melhores antibióticos naturais

  • Cúrcuma. Para muitos, nenhum outro alimento tem atividade antibiótica maior que a cúrcuma (açafrão-da-terra). ...
  • Limão. A elevada percentagem de potássio e vitamina C do limão faz com que seja um forte antibacteriano. ...
  • Mel. ...
  • Alho. ...
  • Cebola. ...
  • Gengibre. ...
  • Alecrim.

Coloque 1 litro de água junto com 2 colheres de sopa de imburana para cozinhar por 10 minutos. Após a água levantar fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Os programas de desintoxicação podem durar de 3 dias a 2 semanas, de acordo com os fatores estabelecidos para o tratamento. O principal influenciador nessa questão é o tipo de substância que está acumulada em excesso no organismo. Algumas substâncias podem ser retiradas mais rapidamente do que outras.

VHS – Velocidade de hemossedimentação. A velocidade de hemossedimentação, mais conhecida como VHS no Brasil ou VS em Portugal, é um exame usado para se avaliar a existência de inflamações no organismo.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

“Uma inflamação mais intensa, especialmente em indivíduos imunocomprometidos, pode levar a quadros inflamatórios generalizados com repercussões em múltiplos órgãos e sistemas”, explica a médica. Em alguns pacientes, a inflamação pode se tornar um problema crônico, como é o caso da artrite e da psoríase.

A vitamina A é famosa por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Sendo assim, ela é uma grande aliada contra as inflamações do corpo.

Além de prevenir o envelhecimento precoce das células, a vitamina E ajuda na modulação da aterosclerose. Em outras palavras, o nutriente pode evitar problemas cardiovasculares, como o infarto.