Como eliminar gota de forma natural?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.

Chá de salsinha. Esse chá, além de diurético, ajuda na eliminação do ácido úrico, sendo bom para quem sofre de gota ou reumatismo.

Anti-inflamatórios não esteroides, corticoides via oral ou infiltrações articulares e colchicina podem ser usados na fase aguda, enquanto na prevenção de novas crises costuma-se usar a colchicina em associação com uma medicação que reduza o ácido úrico”, recomenda o reumatologista André Luis Bittencourt Morsch.

Miúdos: fígado, moela e rins; Refrigerantes e sucos industrializados; Bolachas, biscoitos e doces; Alimentos ultraprocessados e embutidos (salsicha, mortadela, bacon, peito de peru)

Suco de cereja
O suco de cereja ajuda a diminuir o ácido úrico e a prevenir o desenvolvimento da gota. Além disso, a cereja tem ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir as dores comuns na gota e na artrite.

Indicações do Vinagre de Maçã + Vitamina C:
Ajuda no desinflamação, sendo um coadjuvante no tratamento da Gota; Pode ajudar na redução dos sintomas de acidez e refluxo estomacal; Pode ajudar em quadros de hipertensão; Equilibra o pH do corpo e ajuda na desintoxicação.

Para isso, 1 colher de chá de vinagre de maçã deve ser adicionada a 1 copo de água. Sumo de limão O sumo de limão está entre aqueles conhecidos por neutralizar o ácido úrico. Isto garante que o ácido úrico é removido do corpo.

Tratamento. A dor e o inchaço durante um ataque de gota é controlada com medicamentos anti-inflamatórios e de alívio da dor (ibuprofeno, paracetamol) ou colchicina.

A ingesta de suco de limão não é contraindicada em pacientes com o diagnóstico de gota. Há estudos até mesmo mostrando a possibilidade de redução do ácido úrico para quem faz ingesta regular de suco de limão. No entanto, não existe nada na literatura sobre o uso excessivo durante uma crise.

O que causa a gota? A gota é causada pelo acúmulo de ácido úrico que se acumula na corrente sanguínea, formando cristais de urato em uma ou mais articulações. Normalmente seu corpo produz ácido úrico quando decompõe as purinas, e normalmente é dissolvido no sangue, processado pelos rins e excretado pela urina.

Quando não tratada adequadamente, a gota pode, a longo prazo, causar graves deformidades devido à deposição crônica de ácido úrico nas articulações e na pele. Outra complicação possível é a insuficiência renal por acúmulo de cristais de ácido úrico nos rins.

O tratamento da gota envolve orientar a dieta, tratar as doenças associadas e normalizar os níveis de ácido úrico no sangue. A dieta consiste em diminuir a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, isto é, alimentos que aumentam rapidamente os níveis de insulina no sangue.

Segundo Luciana, as crises agudas de gota podem ser contidas com o uso de colchicina, anti-inflamatórios não hormonais e corticoides. “Ao serem amenizadas, é preciso incluir também medicamentos específicos para diminuir os níveis de ácido úrico no organismo”, afirma a especialista.

Além disso, para controlar os níveis de ácido úrico no organismo é importante beber bastante água, praticar atividade física, não consumir alimentos com teor elevado de purina, evitar bebidas alcoólicas e aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal.

CHÁ PARA ÁCIDO ÚRICO: Qual o melhor chá para eliminar o ácido úrico? Veja 5 chás naturais para diminuir o ácido úrico

  1. Chá de cardo de leite. Chá de erva-doce - Freepik. ...
  2. Chá de dente-de-leão. Chá de Dente-de-Leão - FREEPIK. ...
  3. Chá de alcachofra. Chá de alcachofra - Freepik. ...
  4. Chá de urtiga. Erva urtiga - Pexels. ...
  5. Chá de cavalinha.

Miolos e moela; Embutidos como presunto; Sardinha; Molhos à base de carne, caldos de carne e de galinha, etc.

Estudos feitos pela Universidade de Harvard (EUA) e pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) apontam que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui a produção de ácido úrico pelo organismo, baixando o risco de crise de gota em cerca de 50%.

Além disso, é recomendado que pacientes que já estão doentes ou têm predisposição a desenvolver ácido úrico evitem o consumo de carnes vermelhas e derivados, como bacon, carnes processadas, como presuntos, e frutos do mar, assim como alimentos ricos em gorduras, extratos de carne, aves e bebidas alcoólicas.