Como eliminar gases em 5 minutos?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Chá de louro. ...
  8. Exercício para eliminar os gases.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Um exercício simples para eliminar gases intestinais é se deitar de barriga para cima e puxar as pernas contra a barriga com os joelhos completamente flexionados, abraçando e puxando as pernas contra o abdômen. Pode fazer um movimento de balanço, com as pernas abraçadas, para ajudar ainda mais na eliminação dos gases.

Hortaliças e leguminosas: alho, cebola, alho-poro, couve flor, feijão, lentilha, aspargo, beterraba, brócolis, cogumelo, ervilha, grão de bico, pistache, molho de tomate, ketchup. Cereais e massas: produtos contendo trigo, centeio, cereais contendo xarope de milho.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Quais são os sintomas de gases?

  • Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  • Mal estar geral;
  • Dor abdominal em forma de pontadas;
  • Flatulência;

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

“O excesso de gases, quando não expelido pelo ânus, pode ficar acumulado no intestino delgado e/ou grosso, levando à hiperinsuflação dos mesmos. Com isso, provoca-se a distensão e desconforto abdominal.

Por exemplo, deitar de barriga para cima e colocar as pernas para o alto costuma ajudar, principalmente se a dor abdominal estiver sendo provocada por gases, já que essa posição ajuda a eliminação dos flatos. Outra posição é deitar e dobrar os joelhos em cima da barriga, pressionando-as.

Tomar chás contra gases
Tomar o chá de erva-cidreira com funcho ao longo do dia, também é uma boa opção porque possui propriedade antiespasmódica que, além de eliminar os gases, ajuda a diminuir a dor em forma de pontada na região abdominal.

Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

O inchaço abdominal – que muitas vezes surge acompanhado pelo excesso de gases – pode ter diferentes origens, desde um alimento que não caiu bem até uma doença gastrointestinal que precisa ser investigada. Em alguns casos, a adoção de hábitos simples relacionados à alimentação pode amenizar o problema.

Possíveis causas do “estufamento
Umas das razões mais conhecidas para o estômago inchado é o excesso de gases, resultante de maus hábitos alimentares, falta de exercício físico e combinações de alimentos difíceis de digerir (repolho, brócolis, feijão e batata).

No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. A condição faz com que o acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e flatulência.

Quando se preocupar com os gases? Chegamos, enfim, à dúvida que o trouxe até este texto: quando se preocupar com os gases? Basicamente, quando eles forem liberados em excesso (mais de 25 vezes ao dia) e virem acompanhados de outros sintomas, como desconforto, dor, distensão abdominal (inchaço) e diarreia.