Como eliminar gases de bezerro?

Perguntado por: lagostinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

O tratamento dos bezerros afetados deve ser realizado sob supervisão veterinária. A medida mais urgente é aliviar o animal dos gases indutores de inchaço, usando um trocarte ou passando um tubo no estômago.

A ingestão de leguminosa em alto grau de crescimento, como alfafa e trevos, em pastagem ou em forma de silagem e feno, também pode causar excesso de gases e, em bezerros, uma alta quantidade de leite ingerida pode acarretar o problema.

O que fazer para tratar cólica em bezerro
Para tratar do problema, oferecer uma receita de soro caseiro, que pode ser produzido na propriedade e auxiliar na desidratação e, além de tratar a diarreia, pode diminuir as cólicas.

Existe um remedio caseiro para diarreia em bezerros, uma fórmula para hidratação oral que muitos produtores utilizam no tratamento e é elaborada da seguinte forma:

  • 5g cloreto de sódio.
  • 1g cloreto de potássio.
  • 4g Bicarbonato de Sódio.
  • 20g Glicose.
  • 1L de água.

A água deve ser preferencialmente potável e estar por volta de 38ºC. Para cada litro de água adicionar 4 colheres de sopa de glicose, 1/2 colher de sopa de sal e 1 colher pequena de bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio ajuda a aumentar a produção das vacas leiteiras, além de auxiliar no ganho de peso dos animais confinados. Então, é indicado misturar na ração dos bovinos, das aves e suínos. Desse modo, ele é de uso exclusivo para alimentação dos animais.

Já o timpanismo primário é tratado com a administração de éster ou suspensão de silicone e metilcelulose misturada com água, com o objetivo de impedir formação de gases e espuma novamente. O Labovet possui o Rumivet, que é uma emulsão oral à base de silicone e metilcelulose indicado para este tratamento.

O tratamento no caso do timpanismo espumoso deve visar a expulsão dos gases e a redução da estabilidade da espuma. O uso de sonda orogástrica, que é colocada pela boca do animal e que vai até o estômago, pode ser útil para expulsar algum gás, antes que seja obstruída pela espuma e por restos alimentares.

Blo-Trol, composto por acetilbutileno, é indicado para o tratamento do timpanismo (ou empanzinamento) de bovinos, ovinos e caprinos, um distúrbio metabólico que acomete animais ruminantes e que está associado a fatores que impedem a eliminação de gases produzidos durante a fermentação ruminal.

Veja o que fazer para reverter essa causa de barriga inchada:

  • praticar atividades físicas;
  • beber muita água diariamente;
  • comer alimentos ricos em fibras e com casca, como a maçã;
  • ingerir mais legumes e verduras;
  • evitar o estresse.

Os bezerros podem apresentar diarreias causadas por bactérias, vírus, vermes e protozoários. Podem ter alguma disfunção também por não ter recebido corretamente o colostro ou por problemas nos locais onde ficam, por exemplo, se o local tiver uma alta taxa de lotação e ventilação inadequada.

Muito interessante os resultados obtidos por esta pesquisa, já que nos deparamos bastante, principalmente com produtores mais velhos e experientes, com "o ingrediente milagroso para fortalecer aos bezerros fracos - o ovo". Ótima informação para os atuantes na área.

A primeira atitude é isolar o bezerro dos demais. A causa pode ser contagiosa. Feito isso, o oferecimento e um soro para que o animal reponha os nutrientes necessários para que o organismo atua de forma ideal é o indicado. O soro pode ser feito na propriedade mesmo.

O soro para bovinos é geralmente utilizado para tratar animais desidratados por diarreia. Podem ser bezerros, animais jovens ou adultos.

O oferecimento é entre quatro e seis litros de vinagre. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser feito a cada três horas. Caso não tenha vinagre ou o ácido acético, uma alternativa é oferecer água gelada, em grande quantidade, entre 20 e 40 litros.