Como eliminar furúnculo em uma noite?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo. Basta mergulhar uma toalha em água morna e aplicá-la sobre a pele por 10 a 15 minutos, de três a quatro vezes por dia.

Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

O furúnculo é uma infecção intensa do foliculo pilo-sebáceo,portanto a região acometida sofre muita inflamação e o processo de cicatrização pode levar a um endurecimento local, que em alguns casos pode até ser permanente.

Outra possível complicação é quando o furúnculo ocorre na face, entre o lábio superior e o nariz, região conhecida como “zona perigosa”. Os vasos sanguíneos deste local comunicam-se com o cérebro, podendo levar a uma trombose dos vasos cerebrais e sérias infecções, caso as bactérias alcancem a corrente sanguínea.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

O que fazer? Provavelmente o abscesso teve drenagem espontânea. Pode acontecer se não sair tudo e ainda existir pus (abscesso). O ideal seria uma avaliação com cirurgião para ver se ainda tem pus para drenar ou se e somente inflamação da região que deixa endurecido.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”. O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.

Não existe relação entre alimentação e furúnculo.

Olá, o ideal é fazer uso de antibiótico oral para o tratamento do furúnculo; dessa maneira o pus (que está endurecido) vai ser tratado com o antibiótico. Outra dica é colocar compressa de água quente 3x/dia por 10m.

Sim, pode fazer um curativo. A dor melhora conforme diminui a inflamação local.

Se possível, use óleo de melaleuca.
As propriedades bactericidas e anti-inflamatórias do óleo ajudam a eliminar furúnculos, embora a ciência ainda não saiba se ele pode ser absorvida pela pele. Ele também evita que, uma vez estourado o furúnculo, a infecção se espalhe.

Durante o banho, deixe a água morna escorrendo no local por uns 5 minutos e faça uma leve massagem com o sabão. Isso irá ajudá-lo a drenar (estourar) espontaneamente. Se com isso não melhorar em uns dois dias, procure um médico dermatologista para iniciar um tratamento adequado para seu furúnculo.

As cebolas têm compostos ativos e propriedades anti inflamatórias que podem aliviar a dor de um furúnculo. Ele também tem propriedades antifúngicas e antissépticas para combater furúnculos e evitar que se desenvolvam novamente. Coloque uma fatia de cebola sobre o furúnculo e cubra com uma gaze durante a noite.

"Espremer o furúnculo empurra o pus para baixo, levando as bactérias para mais fundo da pele e, se chegar a outros tecidos e à corrente sanguínea, pode provocar infecções mais graves, como a sepse e até levar à morte", finaliza.

Quando presente apenas a primeira, muitas vezes o tratamento com Benzetacil é suficiente, porém caso haja a presença da segunda bactéria citada, a mesma já possui altos índices de resistência a vários antibióticos (o antibiótico não funciona).

O acúmulo de pus debaixo da pele pode levar ao aparecimento de alguns sintomas como dor intensa ao toque, vermelhidão e inchaço.
...
Algumas dicas incluem:

  1. Lavar as mãos frequentemente. ...
  2. Manter as feridas cobertas. ...
  3. Manter a pele limpa e seca. ...
  4. Diminuir o consumo de açúcar. ...
  5. Consumir alimentos com vitamina C.

Geralmente, o furúnculo desaparece ao fim de alguns dias apenas com a aplicação de compressas de água morna na região para ajudar a retirar o pus.

Uma boa opção é colocar compressa com água quente sobre a região onde o furúnculo surgiu, já que o calor úmido acelera o processo de drenagem espontânea.

Ao optar pela compressa, pegue uma toalhinha limpa ou um pano e mergulhe-o em água quente; com cuidado, deixe-o sobre o ferimento por cerca de três ou quatro minutos, sem aplicar pressão. Depois, retire a compressa e, com bastante delicadeza, passe o pano sobre a superfície da lesão, removendo o pus que se soltou.