Como eliminar fibrose na pele?

Perguntado por: lbernardes6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Fibrose tem tratamento, independentemente do tempo. No entanto, quanto antes ela for tratada, mais fácil será o processo. Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual.

A fibrose se torna uma complicação, assumindo tamanhos maiores e gerando mais incômodo, quando a cirurgia causa lesões às células. Com isso, surgem nódulos, endurecimento da pele, desconforto, além de dificuldade no movimento. Quando há essas lesões às células, ocorre uma reação inflamatória, inchaço e roxo.

A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.

Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual. Também tecnologias como a radiofrequência e o ultrassom melhoram a mobilidade do tecido da cicatriz, diminuindo ondulações.

Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.

Um extrato de chá verde mostrou indícios promissores contra uma forma grave e progressiva de doença pulmonar, dizem os pesquisadores. A doença é chamada fibrose pulmonar, onde o tecido cicatricial se acumula nos pulmões ao longo do tempo, limitando a quantidade de oxigênio que o corpo recebe.

A Fibrose Cística é uma doença genética que não tem cura. Ela se manifesta, principalmente, no aparelho respiratório e no pâncreas.

A fibrose é a formação de excesso de tecido conjuntivo fibroso em um órgão ou tecido, ela ocorre através de um processo reparador ou reativo, ocasionado geralmente após um trauma, cirurgia ou esforço repetitivo com impacto.

É recomendável de 8 a 10 sessões para obter o resultado ideal.

A técnica fisioterapêutica chamada liberação funcional Tecidual (LTF) pode ser indicado para melhorar a fibrose. A Radiofrequência, também pode ser uma grande aliada quando realizada na fase de cicatrização indicada ideal, por proporcionar a absorção e remodelação do tecido com cicatriz.

Um dos recursos mais efetivos para o tratamento das fibroses é a terapia manual, que atuará modificando a estrutura do colágeno cicatricial, afetando diretamente a orientação e o metabolismo da matriz extracelular (nome dado à região nos nossos tecidos composta por várias estruturas, entre elas, o colágeno).

A fibrose começa a se manifestar sete dias após o procedimento cirúrgico e diminui bastante depois de cerca de seis meses. Nos primeiros dias e semanas após a cirurgia, é natural que a pessoa note endurecimento da região, formação de nódulos, sensação de repuxamento e irregularidades na pele.

Em alguns casos, a fibrose pode se apresentar com tamanhos maiores e em maior quantidade, resultando em irregularidades na pele da região operada, que poderá apresentar nódulos, endurecimento e desconforto ou dor.

A pele parece repuxar, havendo uma sensação de desconforto e endurecimento. Quanto tempo essas fibroses podem durar? Essas lesões começam a aparecer com 7 dias após o procedimento e diminuem em seis meses, mas não completamente, já que são como uma cicatriz interna.

A fibrose pode se desfazer com o tempo, caso contrário podemos recorrer a tratamento especializado. Entre outros procedimentos, os corticosteróides injetáveis localmente ajudam a melhorar a fibrose localizada. Este tratamento é realizado pelo cirurgião plástico.

Pode-se iniciar o tratamento com sessões de terapia manual e drenagem no dia seguinte ao procedimento cirúrgico. A terapia manual e a drenagem auxiliam minimizando lesões, melhorando o processo de cicatrização, e com isso, evitando ou tratando fibroses excessivas.

2 – Fibrose pulmonar não tem cura
A fibrose pulmonar não possui cura porque há uma mudança no tecido pulmonar. No caso, com o surgimento das fibroses, ele fica mais rígido e, com o tempo, perde a elasticidade, fator que ainda não é possível ser revertido.

Continuar lendo Como amolecer fibrose?