Como eliminar Cryptosporidium?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Não existe nenhum tratamento considerado eficaz para eliminar a infecção. Cryptosporidium pode infectar todas as pessoas embora os sintomas sejam mais severos em crianças, grávidas e imunodeprimidos. Em indivíduos infectados por HIV, a criptosporidiose pode ser fatal.

O parasita é encontrado nas fezes de seres humanos, animais domésticos (especialmente gado) e animais silvestres infectados. A infecção ocorre após ingestão do parasita. Isto é chamado de transmissão fecal-oral. A transmissão fecal-oral pode ocorrer de pessoa a pessoa, de animal a animal, ou de animal a pessoa.

A forma infectante é o oocisto, contendo esporocistos altamente resistentes a desinfetantes, porém susceptíveis a dessecação e radiação ultravioleta. Os oocistos esporulados, contendo 4 esporozoítos, são eliminados nas fezes frescas (e possivelmente por outras vias, como através das secreções respiratórias).

O ciclo possui seis estágios de desenvolvimento no hospedeiro infectado: excistação dos oocistos, merogonia, gametogonia, fertilização, formação da parede dos oocistos e esporogonia (SMITH; ROSE, 1998; XIAO; CAMA, 2006) (Figura 1).

A criptosporidiose é uma infecção causada por espécies do gênero Cryptosporidium, que são protozoários intracelulares com habitat principal no trato gastrintestinal de uma diversidade de hospedeiros, incluindo o ser humano e outros animais (GUERRANT,1997).

É uma zoonose com ampla distribuição geográfica. O C. parvum não é uma espécie uniforme, mas espécies genotípicas. No gênero Cryptosporidium estão incluídos pelos menos 7 espécies associadas com infecção intestinal em seres humanos: C.

Entre os agentes etiológicos da mesma, estão os protozoários oportunistas Cryptosporidium sp e a Isospora belli. Estes parasitas passaram a receber a atenção da comunidade médico-científica e a serem melhor estudados, a partir da década de 70, com o advento da AIDS.

Formas de Transmissão
Tosse; Catarro; Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

As principais medidas profiláticas, medidas tomadas para evitar a disseminação e contaminação, são muito semelhantes e baseiam-se, principalmente em tratamento da água, medidas de saneamento básico, educação sanitária, identificação e tratamento dos doentes assintomáticos, principalmente daqueles que são manipuladores ...

A multiplicação ocorre tanto de forma assexual como sexual. Ao final da reprodução formam dois tipos de oocistos: os de parede grossa e os de parede fina. Os de parede grossa são eliminados nas fezes, enquanto os de parede fina permanecem no organismo realizando a manutenção da autoinfecção interna.

O desencistamento ocorre no intestino delgado e os trofozoítos liberados migram para o intestino grosso. Os trofozoítos multiplicam-se por divisão binária e estes sofrem o processo de encistamento, originando novos cistos que são eliminados nas fezes.

A amebíase intestinal é uma causa de diarreia crônica, causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, sendo comum e prevalente em países em desenvolvimento. Pode ter várias formas de apresentação, sendo na maioria dos casos assintomática.

Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

Como ocorre a transmissão de parasitas? A transmissão depende da espécie do parasita e do seu respectivo ciclo de vida, de modo que é possível adquirir uma parasitose por meio de ingestão de água e alimentos contaminados, de picadas de insetos ou até mesmo pela pele, por exemplo.

De acordo com a médica, “sua transmissão pode ocorrer por meio de vegetais mal lavados, terra contaminada, água não tratada (ausência de rede de distribuição e de coleta) e outros fatores em que ocorre exposição ao meio ambiente contaminado”.

O sistema imunológico desempenha um importante papel nesse mecanismo de defesa. Ele é constituído por um sistema de células distribuídas numa rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, e também circulando na corrente sanguínea.

Organismos parasitas
Ciclo monoxênico: Quando o parasita possui um único hospedeiro; Ciclo heteroxênico: Quando o parasita possui mais de um hospedeiro. Neste caso, classifica-se os hospedeiros em intermediários e definitivos.

Por ciclo biológico entendemos todas as relações que mantêm o parasito e seu ciclo parasitário. Ou seja, o ciclo biológico inclui os hospedeiros por onde o parasito circula, assim como os meios de disseminação ou propagação do parasito entre seus hospedeiros.

parvum e C. hominis as duas mais prevalentes.

É uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.

Os protozoários intestinais mais comuns em hospedeiros imunocompetentes, as amebas Entamoeba histolytica e E. dispar e o flagelado Giardia duodenalis são o principal tema deste capítulo.