Como eliminar cochonilha de forma natural?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para isso, basta diluir 10 mL de óleo mineral e 10 mL de detergente em 1 L de água e pulverizar a planta. O óleo mineral é facilmente encontrado em farmácias e não faz mal para as plantas. Essa mistura é particularmente eficaz para a cochonilha de carapaça.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

Pequenas quantidades de água sanitária diluída são seguras e até úteis para as plantas. As quantidades de diluição são variáveis, sendo dependentes da quantidade de plantas que você tem em casa.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

As cochonilhas costumam se instalar nos caules, sob as folhas e, às vezes, até mesmo nos frutos. Esses insetos parecem manchas, pois são quase estáticos. Já os pulgões costumam ficar em grande quantidade nas nos botões de flores, nas folhas novas, nos caules mais novos e macios.

“É só misturar uma parte de vinagre com duas partes de água e borrifar nas plantas para se ver livre do problema. Além disso, trocar o vinagre por leite de magnésia resolve a situação”, ensina.

A cochonilha de raiz fica só na parte de baixo da planta, então algumas estacas podem enraizar. Faça as estacas usando uma tesoura de desbaste e, plante-as num vaso com substrato novo. Pra garantir um ambiente e ajudar no enraizamento das estacas, improvise uma estufinha usando um saco de plástico transparente.

Umedeça um pedaço de algodão no àlcool e esfregue nas áreas afetadas, pode-se borrifar o álcool sobre as plantas também. Não use uma concentração diferente de 70%, caso só encontre 100%, pode diluir em 1 parte de água para uma parte do álcool 100%. Não utilize outro tipo de álcool.

Utilize uma colher de água oxigenada para cada 250 ml de água. Misture bem, coloque em um borrifador e espirre nas plantas. “Se a planta estiver contaminada, utilize nas folhas uma vez por semana, até acabar com o fungo”, orienta. Você também pode borrifar no substrato, se as raízes da planta estiverem podres.

Atenção não utilizar álcool comum porque queima as folhas de suas plantas. Receita nº 3: Utilize a solução de duas colheres de água-oxigenada 10v em 500 ml de água. Coloque-a em um borrifador e passe nas plantas e na terra.

PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.

Age como herbicida, fungicida e inseticida: diante das ameaças de ervas daninhas, fungos e insetos, o vinagre é o melhor aliado natural. O vinagre contra fungo nas plantas também pode repelir muitos insetos e, assim, prevenir pragas e outros danos às plantas.

Como herbicida
Por este motivo, o uso do vinagre puro deve ser utilizado apenas nas ervas daninhas, borrifado cuidadosamente e, assim que estas plantas ressecarem, elas devem ser arrancadas com as mãos, desde a raíz.

Você sabia que podemos reutilizar a água da máquina de lavar para regar as plantas do jardim? Afinal, um ciclo de lavagem usa em média 90 litros de água, às vezes, até 200 litros. Mas devido aos produtos que usamos para lavá-los, como sabão em pó e amaciante de roupas, não podemos reutilizá-los em alguns casos.

Os malefícios do cloro estão relacionados principalmente com o excesso de absorção do elemento pelas plantas. Isso acontece porque naturalmente esse nutriente já está disponível em quantidades adequadas para as plantas. s. Assim, o excesso de cloro pode acarretar danos ao desenvolvimento das plantas.

O cloro tem papel importante na fotossíntese e nas relações hídricas da planta, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento em todas as fases fenológicas. Participa, também, da formação, desenvolvimento e qualidade dos frutos.

Lagartas, cochonilhas, tripés, pulgões e ácaros, ou seja, a maioria das pequenas pragas das plantas podem ser combatidas com água e sabão neutro. Basta dissolver o sabão (100g) em ½ litro de água quente. Para aplicação, dissolva novamente em mais nove litros e meio de água e borrife sobre as plantas.