Como eliminar cisto no rim?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em geral, cistos renais simples que não causam sintomas não precisam de tratamento, apenas acompanhamento. Cistos grandes ou que causam dor podem ser drenados através de cirurgia ou punção. Já os cistos renais complexos malignos precisam ser retirados cirurgicamente com urgência.

Alguns tipos de cistos, com algumas características, pode ter calcificação ou membrana no interior, às vezes até uma carne crescendo dentro. Isso pode indicar um risco de ser câncer no rim. Precisando, eventualmente, fazer exames mais apropriados e até uma cirurgia.

Os cistos podem ter causa genética, podem ser causados por entupimento de um dos canais dos rins que filtram o sangue e produzem a urina, ou ainda por causa indeterminada. Na maior parte das vezes eles não apresentam sintomas, porém os cistos maiores podem causar dor lombar e sangramento microscópico na urina.

A presença de cistos nos rins pode ser mais comum do que se imagina. Estima-se que entre 30% e 50% das pessoas acima de 50 anos apresentem o problema sem saber, afinal, a variação da incidência se deve ao fato de não haver estudos recentes e pontuais sobre essa condição.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Em um contexto geral, a resposta para essa pergunta é “SIM!”. Mesmo que em menor intensidade, a prática de exercícios físicos é fundamental para a qualidade de vida do indivíduo portador de doenças renais.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Sintomas de cisto nos rins

  • febre;
  • pressão alta;
  • dor no abdômen, quadris, costelas, estômago ou nas costas;
  • vontade constante de urinar e surgimento de sangue na urina.

Geralmente, não há indicação para tratar cistos renais. O seu aparecimento faz parte do processo natural de envelhecimento e não costumam causar nenhum sintoma ou complicação. Nos casos em que o cisto é muito grande e causa dor, geralmente acima dos 5-10 cm, pode-se aspirá-lo ou retirá-lo por cirurgia.

Não. O problema é que alguns cânceres podem ser parecidos com cistos e por isso serem erradamente diagnosticados como tal. Se você tem um cisto renal simples, ele será benigno para o resto de sua vida. Os cistos simples praticamente não apresentam relevância clínica.

Como o Câncer Renal se parece muito com um Cisto Renal Complexo, o que pode acontecer é um diagnóstico equivocado! Porém, exames como a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética podem ajudar a diferenciar um Cisto Renal de um Tumor Renal, que são doenças completamente diferentes.

A consulta com o médico especialista é importante porque alguns cistos complexos podem ser indício de tumor renal. Portanto, procure um Nefrologista ou Urologista! Reforçando: cistos simples geralmente são benignos e não necessitam de nenhum tratamento específico.

Geralmente medem entre 3 cm a 6 cm e desaparecem espontaneamente, pois estão relacionados ao ciclo menstrual. Normalmente, não causam sintomas, a não ser quando maiores que 6 cm, já que nessa situação podem se romper, causando dor abdominal.

As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário. Cisto de Naboth (no colo do útero)

Cisto renal Bosniak 1: cisto simples e benigno; Cisto renal Bosniak 2: lesões pouco complexas e benignas, que pode ser um cisto com calcificação; Bosniak 3: cistos complexos que apresentam absorção do contraste utilizado no exame.

vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações; própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune; alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

“O abacaxi tem efeito protetor porque tem uma substância chamada citrato, que ajuda a proteger os rins, assim como as demais frutas cítricas”, diz. No entanto tudo deve ser consumido sem excessos.

Algo que pode ajudar a fazer isso é incorporar o suco para limpar os rins na rotina. A preparação conta com ingredientes como salsinha, abacaxi e gengibre. Além disso, você vai necessitar de água e de maçã, fruta que aparece para deixar o suco mais docinho.