Como eliminar benzeno do corpo?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Na sua forma inalterada, o benzeno é eliminado através do ar expirado e em torno de 0,1%, apenas, é eliminado na urina.

“Os trabalhadores que exerçam suas atividades com risco de exposição ocupacional ao benzeno devem realizar, com frequência mínima semestral, hemograma completo com contagem de plaquetas e reticulócitos, independentemente de outros exames previstos no PCMSO.”

Cefaleia, tontura, irritação à pele e olhos, distúrbio do sono, disfunção psicossomática, perda de memória e de percepção ao odor. Essas são algumas das doenças decorrentes da exposição ao benzeno, relatadas por médicos que estudam essa matéria há mais de 30 anos.

Riscos para a Saúde
A exposição aguda por inalação (em curto prazo) dos seres humanos ao benzeno pode causar sonolência, tonturas, dores de cabeça, bem como olhos, pele e irritação das vias respiratórias e, em níveis elevados, perda de consciência.

A absorção do benzeno pelo corpo pode ocorrer através da inalação, do contato dérmico e da ingestão. Após a absorção, o benzeno é metabolizado principalmente no fígado (metabolismo primário), com subsequente metabolização na medula óssea (metabolismo secundário) 1.

Níveis residuais de Benzeno podem ser encontrados no fumo de cigarro, gasolina, colas, adesivos, produtos de limpeza e decapantes.

A avaliação de possíveis alterações no organismo devido à exposição ao benzeno pode ser feita pelo uso de indicador biológico de efeito que permite prever eventos biológicos ou avaliar efeitos temporários e específicos relacionados com a exposição23.

O benzeno é uma das substâncias constituintes do petróleo e está presente na gasolina, sendo lançado na atmosfera pela queima dos combustíveis dos automóveis. Além disso, ele também é encontrado em refrigerantes e no cigarro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a exposição a 1µg m-3 de benzeno por um período de quinze anos pode levar ao aparecimento de seis casos de leucemia em uma população de 1 milhão de habitantes, pois a intoxicação por BTEX, especialmente o benzeno, é gradativa e cumulativa, já que esses compostos são ...

Atualmente, o indicador utilizado no Brasil para o benzeno é o ácido trans, transmucônico na urina (AttM-U), que substituiu um mais antigo, chamado fenol urinário, que demonstrou ter baixa sensibilidade quando a concentração do benzeno no ar é baixa, inferior a 1,0 ppm.

O benzeno é um composto considerado altamente cancerígeno, pois seus metabolitos se instalam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. A exposição a ele, além de poder causar câncer (leucemia), pode causar anemia e distúrbios do comportamento.

não comercializar combustíveis líquidos com benzeno em recipientes que não sejam adequados para o armazenamento; contar com uma área exclusiva para armazenar amostras coletadas de combustíveis com benzeno; oferecer uniformes em bom estado de conservação e que sejam limpos semanalmente.

O benzeno é uma substância química orgânica que se apresenta na forma de um líquido incolor, volátil, inflamável e de cheiro adocicado.

Apesar de não existir um limite de exposição para o benzeno, existe um valor de referência tecnológico (VRT) que é de 1 p.p.m. Concentrações de benzeno de cerca de 20.000 p.p.m são fatais para seres humanos no intervalo de 5 a 10 minutos.