Como eliminar barriga grande na menopausa?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

A atividade física, incluindo exercícios aeróbicos e treinamento de força (principalmente musculação), pode ajudar na perda do excesso de gordura.

Diminua a ingestão de gorduras saturadas, como carnes vermelhas, queijos e manteiga; Capriche na ingestão de ômega-3 e carnes brancas. Eles já trazem bons resultados no emagrecimento, ajudando também a reduzir a inflamação, já que se trata de um fator que também dificulta a perda da gordura.

Para tratar essa condição, em geral, são usados métodos anticoncepcionais hormonais. Mudanças na dieta, especialmente a eliminação de alimentos que causam picos de açúcar no sangue, também podem ajudar.

Alimentos para evitar na menopausa

  • Salgadinhos e biscoitos. ...
  • Produtos apimentados. ...
  • Alimentos para evitar na menopausa: fast-food. ...
  • Álcool. ...
  • Alimentos para evitar na menopausa: cafeína. ...
  • Carnes gordurosas.

Democrática por natureza, a caminhada é um ótimo exemplo de exercícios na menopausa, pois envolve poucos riscos. Além disso, ela pode ser feita na esteira, na academia ou mesmo no seu bairro, em sessões de 30 minutos três ou quatro vezes na semana.

chá verde

Portanto o chá verde é uma opção interessante. Ele contém catequinas e cafeína, o que confere uma ação termogênica. Com isso, há maior gasto energético. Ainda, apresenta substâncias polifenóis que ajudam a queimar gordura.

Para perder gordura abdominal, é recomendado fazer exercícios físicos regularmente, dormir bem e ter uma alimentação saudável, porque ajudam a aumentar o metabolismo, favorecendo a perda de gordura localizada na região abdominal.

Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher. Essa fase apresenta vasta sintomatologia, que circula entre mudanças físicas, psicológicas e sociais.

Thais explica que “com a queda no hormônio estrogênio, o metabolismo todo muda, fica mais lento e, assim, a gordura passa a se acumular com mais facilidade na região abdominal e nos braços. Dessa forma, a queima de gordura fica menos eficiente”. Além disso, as questões psicológicas também contribuem para esse cenário.

Consequentemente, também se torna mais trabalhoso perder barriga depois dos 50. Além disso, nas mulheres, o processo pode ser potencializado devido ao surgimento da menopausa. Isso porque durante essa fase da vida, há uma grande variação dos hormônios, e aqueles ligados ao controle do peso podem cair consideravelmente.

Perder peso tem o mesmo efeito. Por isso, quanto mais peso você perde, mais forte é o efeito da leptina. A leptina é, portanto, um dos hormônios para emagrecer.

grelina

Os hormônios também têm papel importante. Enquanto a grelina faz sentir fome, altos níveis de T3 e 74 aceleram o metabolismo e podem ajudar a perder peso, por exemplo.

Ou seja, a famosa barriga hormonal.

  1. A gordura da barriga é recente. ...
  2. A vontade de comer aumentou. ...
  3. Seu humor está oscilando. ...
  4. Você se sente constantemente estressada (barriga de estresse) ...
  5. Você está exausta, mas não consegue dormir.

Os alimentos indicados são: cereais integrais (arroz, quinoa em grãos, aveia, amaranto), frutas e verduras amarelas e vermelhas, as hortaliças e folhosos verdes, ovo cozido, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) gérmen de trigo, semente de girassol, gergelim e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões, grão de bico);

O suco de maracujá atua como calmante natural, enquanto a lecitina da soja contém fitohormônios que ajudam a regular as ondas de calor que costumam acontecer na menopausa. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir. Recomenda-se beber este suco 3 vezes por dia.

Dieta na menopausa: faça boas escolhas

  • • Fitoestrogênios.
  • • Cálcio. Disponível no leite desnatado, iogurte natural, queijo branco ou baixo em gordura, amêndoas, manjericão, agrião, brócolis. ...
  • • Vitamina C. Facilmente encontrada em frutas como kiwi, morango, laranja, mamão, melão e tangerina. ...
  • • Vitamina D.

A falta do hormônio estrogênio tem sua parcela de culpa, mas o sedentarismo é um dos maiores vilões no quesito barriga. Mexer o corpo é o melhor remédio.

Incluir atividade física no seu dia a dia é fundamental para se ter uma qualidade de vida, diminuir o acúmulo de gordura e estimular o ganho de massa magra. Outro fator importante para a manutenção da massa magra é uma alimentação que supra com as necessidades do seu corpo.

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Para emagrecer na menopausa a receita é só uma: alimentação saudável e natural aliada a uma boa rotina de exercícios. E sobre isso é importante diminuir o consumo de alimentos processados, açucarados e ricos em gorduras ruins.

Chá de erva-cidreira
Coloque a erva-cidreira na xícara com água fervente e deixe repousando por 10 minutos antes de coar e deixar amornar. Após esses processos, basta consumir de 3 a 4 vezes por dia.