Como eliminar bactérias da carne de porco?

Perguntado por: apeixoto4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Como a carne de porco pode conter toxinas e vermes, é importante que seja muito bem cozida em alta temperatura, sendo que o recomendado é 70ºC. Isso é o suficiente para matar os possíveis vermes.

A carne de porco sempre deve ser bem assada ou bem cozida. Você nunca deve servir ou comer carne de porco mal passada. Isso é fundamental para matar organismos prejudiciais à saúde.

Ainda segundo a Anvisa, não é recomendado usar vinagre para lavar a carne. Isso porque os produtos podem ter outros contaminantes que elevam o grau de disseminação bacteriana. Logo, mantenha-se com o cozimento que tudo dá certo!

Os sabores mais ácidos combinam com os suínos, mas devem ser usados após a cocção da carne. Isso porque a acidez destrói a fibra da carne, deixando-a mais seca, evitando que a carne absorva seus líquidos.

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.

Conforme Robert Kauffman, Marion Greaser e Ronaldo Russell, o bicarbonato de sódio pode ser utilizado para prevenir PSE em carne suína logo após o abate do animal. Os pesquisadores inicialmente acreditavam que o método deveria ser aplicado nas primeiras horas depois do abate e antes das alterações químicas na carcaça.

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água. Vinhos ácidos e vinagre também devem ser evitados principalmente em vinha-d'alhos (marinadas).

três dias

Gente, a carne suína fresca dura no máximo três dias na geladeira, ou seja 72 horas. Se não pretende cozinhar ela nesse prazo, então, o ideal é deixar no freezer! Congelada, ela dura até seis meses.

Vermes adultos podem ser erradicados com praziquantel ou niclosamida. O tratamento sintomático da neurocisticercose é complicado; é feito com corticoides, anticonvulsivantes e, em algumas situações, albendazol ou praziquantel. Cirurgia pode ser necessária.

A escaldagem é sempre recomendada porque reduz a carga microbiana logo no início do preparo e, ao cozinhar, fritar ou assar, a bactéria é completamente eliminada. A carne contaminada pode causar infecções intestinais e os seus sinais podem ser dor abdominal, diarreia e vômitos podendo, ainda, levar à desidratação.

Embora a carne de porco não faça mal para a saúde, não deve ser consumida em excesso, principalmente se forem as partes mais gordurosas do animal.

Vinagre balsâmico
É excelente para o preparo de molhos e pratos agridoces, carnes e peixes.

1. Aposte no vinagre. Mais uma maneira de deixar a carne suculenta é marinando-a por, ao menos, 2 horas no vinagre.

Como regra geral, frango e carnes vermelhas precisam ficar imersos na marinada por aproximadamente 12 horas. Já o peixe não pode passar de 3 horas.

Além do mais, o sabor fica incrível e também as receitas para marinar carne de porco são compatíveis com o congelador. Quer dizer que se você quiser congelar a carne marinada e fazer daqui há algumas semanas você pode o fazer sem problemas!

Por fim, é preciso saber que não é necessário higienizar a carne, seja bovina, de peixe ou de frango, com água ou qualquer outro produto. O próprio cozimento correto dos alimentos evita uma possível contaminação, pois nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

A forma mais eficaz de acabar com as bactérias é cozinhando os alimentos na temperatura ideal. Quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado durante o cozimento do alimento.

Dicas importantes: Peças grandes devem ficar cerca de 12 horas marinando submersas no molho ou suco que você preferir com os temperos. Já as coxas, sobrecoxas e filés podem muito bem ficar no tempero durante um período de 6 horas.

Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco na peça que irá para a churrasqueira e deixe descansando por aproximadamente 2 horas. Depois do tempo de descanso lave a carne brevemente em água corrente para tirar o excesso de bicarbonato.

Como amaciar carne com bicarbonato de sódio
Salpicar o bicarbonato em toda a carne (peça, pedaços ou bifes). Deixar a carne descansando por duas horas. Em seguida, lavar em água corrente. Temperar antes de preparar e de servir.

Algumas das melhores opções pra incluir ele são: Amaciar a carne: é só colocar uma colher de bicarbonato de sódio no tempero da carne, e depois deixar ela na geladeira por umas duas horas. Lave e cozinhe! Quando for experimentar, vai notar que ficou bem macia!