Como eliminar as minhocas da minha horta?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

As minhocas gostam de solo úmido, então aconselhamos que controle a irrigação na medida certa, sem prejudicar a vida natural da grama. Com o solo mais seco, consequentemente, a população vai diminuir. Outra dica é a remoção da poda, as aparas.

Uma alternativa, é fazer o controle através do replantio, afim de libertar o excesso de minhocas no jardim e adicionar terra nova no vaso.

Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

As minhocas podem começar a fugir da composteira devido a condições do ambiente. Se faltar comida na sistema ou se a umidade estiver muito alta, elas irão escapar da composteira e provavelmente morrer, portanto é importante seguir os passos já explicados anteriormente para controlar esses fatores.

É necessário o acasalamento com outra minhoca, o que pode ocorrer o ano todo. Fecundados e no interior de um casulo, os óvulos são expelidos na terra. Em cerca de 21 dias eles eclodem, e cada um origina algumas minhoquinhas.

Minhocas preferem se alimentar de solos que contêm microplásticos, mas podem morrer por isso.

- As minhocas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra.

Você pode regar a terra em locais onde suspeite que haja minhocas se ainda não for época de chuva. Procure molhar bem a terra. Em seguida, espere algumas horas até que as minhocas comecem a se desenterrar - idealmente durante a noite.

Muitas pessoas têm a ideia de que as minhocas possam ser bichos peçonhentos, mas é o contrário: são limpas e não transmitem doenças, e ainda podem ser usadas em sua casa sem causar problemas.

As minhocas, principalmente as da espécie Gigante Africana, se estressam com muita facilidade com o impacto das gotas de chuva sobre o canteiro, o que faz com que elas fujam dos mesmos.

À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.

Para que haja minhocas em um solo este tem de conter o suficiente de matéria orgânica e ser protegido contra ressecamento.

Peixes, aves e várias espécies de sanguessugas se alimentam de minhocas. Além de porcos selvagens, musaranhos, raposas, texugos, marmotas, entre vários outros tipos de predadores de minhocas.

O processo dura cerca de três horas, gera entre três e 20 “filhotes” e pode acontecer várias vezes ao ano. Como cada minhoca vive, em média, quatro anos, fica fácil entender por que esses bichos se multiplicam rapidinho no seu quintal. 1.

As minhocas são animais pertencentes ao filo do Anelídeos, na verdade são espécies de vermes evoluídos, ou seja, o seu corpo é segmentado e apresenta anéis externamente. Desse forma não há uma diferença entre vermes e minhocas, porque ambos representam a mesma coisa.

São animais subterrâneos, que escavam tuneis e galerias à procura de abrigo, humidade e alimento. Esta espécie ocorre em diferentes habitats, como jardins, zonas agrícolas, florestas, bosques, etc..

E, por fim, a cobertura com areia grossa em todo o gramado. Os grânulos machucam as minhocas, e isso evita com que subam à superfície. Mantenha uma poda baixa, retire as aparas e faça a cobertura com no máximo 1 cm de altura, deixando as pontas das folhas para fora desta camada de areia.