Como eliminar ácaros do travesseiro?

Perguntado por: lalegria . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Como eliminar ácaros do travesseiro? Confira 4 passos

  1. Mantenha a higiene em dia. Por serem animais parasitários, ácaros se alimentam de restos. ...
  2. Forre com capas antiácaros. Outra medida eficaz, essa mais específica para os travesseiros, é utilizar capas antiácaros. ...
  3. Use bicarbonato de sódio. ...
  4. Ventile o ambiente.

Nossos especialistas recomendam:

  1. Forrar colchões e travesseiros com capas anti-ácaros, pois nesses locais passamos a maior parte das 24h do dia.
  2. Colocar travesseiros no sol durante o dia. O calor reduzirá a umidade e criará um ambiente que os ácaros detestam.

Outros dicas de como evitar mofo e ácaros:
Troque as roupas de cama semanalmente. Higienize os bichos de pelúcias pelo menos a cada duas semanas. Evite lavar o travesseiro ou colchão com água para não acumular umidade. Não use produtos que matam ácaros – os bichos mortos continuarão causando crises alérgicas.

O vinagre é naturalmente ácido e ajuda no controle e eliminação dos ácaros. Umedeça um pano com um pouco de vinagre branco de álcool e passe por todo o colchão. Deixe secar e, se tiver, recoloque a capa protetora no colchão e a roupa de cama.

Também tem sido sugerido que os ácaros desempenham um papel na alergia na pele como é o caso da dermatite atópica ou eczema atópico, como desencadeantes ou responsáveis por crises. Nestes casos surgem manchas na pele, manchas vermelhas que provocam intenso prurido (comichão). A duração da sintomatologia é variável.

A maioria das picadas de ácaros causa algum tipo de dermatite pruriginosa; o prurido das picadas dos bichos-de-pé é muito intenso.

Os ácaros, a olho nu não podem ser vistos, mas constantemente infestam esses lugares. Em um metro quadrado de tapete, por exemplo, é possível encontrar até 100 mil desses aracnídeos.

Os ácaros são encontrados em diferentes habitat, tais como solo, plantas, pelos de animais, poeira, água e até mesmo a pele humana. Demodex folliculorum e o Demodex brevis são as duas espécies encontradas na pele dos homens. O primeiro é encontrado em poros e folículos pilosos, e o D.

Utilize terra de diatomácea. A terra diatomácea é um dos remédios caseiros para se livrar de ácaros mais popular. Inclusive, ele também pode ser usado para o combate de outros tipos de pragas, como formigas e pulgas. Esse produto funciona de maneira simples.

Sintomas da alergia a ácaro
Na maioria das situações, a alergia a ácaros provoca reações de tipo respiratório, como rinite e asma. No caso da rinite alérgica, o paciente apresenta sintomas principalmente de manhã, com crises de espirro ao levantar da cama, comichão e congestionamento nasal.

Os ácaros são responsáveis por mais de 80% das doenças e alergias respiratórias. Porém esse bichinho também pode afetar áreas cutâneas, ou seja, regiões da pele, provocando a formação de cravos e, em casos mais graves, causando sarna – uma infecção contagiosa que causa coceira.

Para matar os ácaros causadores da sarna, é preciso de altas temperaturas. Por isso, indica-se lavar as peças com água quente, acima dos 60 °C, como seu sabão líquido ou em pó. Caso não seja possível lavar a peça com água quente, elas precisam secar ao sol e ser passadas a ferro.

É importante evitar que o produto absorva umidade, no entanto, se isso acontecer, coloque o mesmo no sol pela manhã durante 30 minutos e não deixe mais que isso (a exposição prolongada ao sol pode ressecar as estruturas do colchão). O melhor é posicioná-lo sob a luz natural indireta.

Para se ter uma ideia, com seis meses de uso um travesseiro já contém cerca de 300mil ácaros e, após dois anos, até 25% do seu peso é formado por ácaros e seus detritos.

Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também.

Dicas para evitar o acúmulo de ácaros em casa

  1. Abra as janelas da casa. A luz solar e a ventilação vão deixar o ambiente mais arejado e fresco. ...
  2. Troque e lave as roupas de cama semanalmente. ...
  3. Higienize periodicamente os estofados, colchões e travesseiros. ...
  4. Use aspirador de pó ...
  5. Não faça refeições no sofá ou na cama.

dos Reis – O tratamento é feito com escabicidas, ou seja, inseticidas para matar o ácaro sem danificar a pele. O remédio deve ser aplicado na pele do corpo inteiro, com exceção do nariz e do couro cabeludo. Deve ser passado, portanto, da orelha para baixo até os pés e especialmente nas mãos.

O Sarcoptes scabiei tem um tamanho médio de 0,3 milímetros, que é basicamente o limite do que o olho humano nu consegue ver. O Sarcoptes scabiei é um parasita que vive, alimenta-se e reproduz-se em nossa pele. O ciclo de vida deste ácaro dura cerca de 30 dias.