Como eliminar a cárie de forma natural?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Um dos métodos caseiros mais eficientes para tirar cárie do dente é a escovação. A escova e a pasta se unem para poder retirar a crosta de restos de alimentos deixados depois da refeição, ajudando a eliminar a placa bacteriana que se forma no local.

Priscila Almeida explica que o melhor a se fazer nos casos de cárie é procurar ajuda profissional. “Mesmo que você tente, pode quebrar o dente, perfurar a boca e ainda piorar o problema. Ou seja, ter que refazer um dente por completo. Um profissional tem os instrumentos e a técnica.

Não é possível tirar a cárie do dente com um método caseiro.

A boa notícia é que se identificada no início, é possível tirar a cárie com escovação. Para descobrir as melhores formas de tratar a cárie dentária, nós conversamos com o dentista Pablo Pause que esclareceu como a doença se desenvolve e a hora certa de optar por uma restauração.

Como a cárie inativa é praticamente um estágio inicial do problema, seu tratamento não é tão invasivo como quando a cárie ativa está presente. Por não ter provocado danos ao esmalte dental, fortalecer o dente com resina branca é algo que pode ajudar a tratar a cárie inativa.

Elmex Anticáries é uma pasta de dente eficaz para a prevenção de cáries.

Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente.

Nesse estágio o problema provoca sintomas como sensibilidade e dor, porque a dentina já apresenta um grau maior de sensibilidade do que o esmalte.

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

O tratamento dessas manchas pretas nos dentes, caso seja cárie, consiste na obturação. Nesse processo, o tecido infectado é eliminado e o dente é recoberto com uma substância, que pode ser amálgama, resina, porcelana ou ouro.

Em estado avançado, o dente com cárie se encontra muito danificado e pode precisar de um tratamento de canal. O procedimento consiste em remover a polpa do dente, limpar a área, descontaminar o canal, fechar e vedar adequadamente aquele espaço.

Açúcar em excesso e má-higiene bucal
O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares continua sendo o campeão quando o assunto é “de onde vem as cáries”. Afinal, as bactérias presentes na boca se alimentam desses açúcares e, em troca, produzem os ácidos que destroem os seus dentes.

Dente podre é um nome popular dado aos dentes com cárie profunda ou casos de perda óssea. A extração de dentes com cárie é a última alternativa, quando não há mais possibilidade de reparação ou concerto do dente. O valor médio desse procedimento é entre R$ 100,00 e R$300,00 por dente.

Diagnóstico de cárie ativa com cavitação
Ao exame clínico, quando a cavidade apresentar cor amarelada, umidade, aspecto de tecido amolecido, e, ao deslizar um instrumento cortante o tecido se destacar facilmente, essa lesão está ativa e em progressão.

A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é maior com o consumo de açúcar e em casos onde há falta de higiene bucal.

4 dicas de como clarear dentes amarelados: por onde começar…

  1. Clareamento com pastas de dente. Usar uma pasta de dente para clareamento ou branqueamento de qualidade reconhecida é um primeiro passo para tirar manchas dos dentes. ...
  2. Fitas de clareamento dental. ...
  3. Clareamento a laser. ...
  4. Clareamento com moldeira.

Qual é o melhor creme dental?

  • Sensodyne Rápido Alívio. Essa opção é recomendada para pessoas que sofrem com alta sensibilidade nos dentes e precisam de alívio imediato da dor.
  • Colgate Sensitive Pró-alívio. ...
  • Sensodyne Branqueador Extra Fresh. ...
  • Close Up Proteção Bioativa. ...
  • Boni Natural de Menta e Melaleuca.

A cárie incipiente se torna preocupante quando não é tratada a tempo, podendo progredir e afetar as camadas mais profundas do dente, é importante reconhecer os sinais de cárie incipiente, como sensibilidade, manchas brancas ou levemente escuras nos dentes, para buscar tratamento adequado e evitar complicações futuras.

Como saber se estou com cárie no dente?

  1. Dor de dente constante. A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries. ...
  2. Maior sensibilidade nos dentes. ...
  3. Dificuldade para mastigar. ...
  4. Mau hálito. ...
  5. Manchas nos dentes. ...
  6. Gengiva inchada. ...
  7. Buracos nos dentes. ...
  8. Restauração dentária e tratamento de canal.

Quando a cárie não é tratada, a tendência é de que ela se agrave com o passar do tempo. As bactérias se proliferam cada vez mais e as agressões para o esmalte dentário se intensificam, podendo causar uma perda significativa da estrutura do dente ou do próprio elemento dentário.