Como Elias venceu Jezabel?

Perguntado por: dsantana3 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Jezabel: Elias vence desafio com fogo e mata sacerdotes diante de Acabe.

I Reis 18:17–18—Elias diz a Acabe que sua iniqüidade causou problemas a Israel. I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

O que Jezabel pode ensinar a NÓS, cristãos? A Bíblia é cheia de história que nos edificam. No caso desta, ela nos ensina o que não fazer, como não agir. Quando pensamos em Jezabel, várias atitudes e deturpações do caráter dela surgem em nossa mente: a vaidade, a prostituição, a mentira.

Na Bíblia, ela ganhou fama de manipuladora, inescrupulosa e até devassa.

O significado do nome Jesabel ou Jezebel é “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”.

Embora Elias fosse um homem de Deus, um profeta, alguém que se dedica a cumprir a missão Deus para seu povo, cansou-se, frustrou-se e sentiu dor na alma, a solidão do caminho.

Então a Bíblia diz que ele acordou quando um anjo lhe tocou ordenando que ele comesse a refeição que o Senhor havia milagrosamente lhe fornecido. Depois, Elias dormiu novamente até que outra vez foi acordado pelo anjo para, mais uma vez, se alimentar.

Pois, talvez “ser morto pela rainha soasse como vitória do baalismo”, desfazendo assim todo seu trabalho em mostrar que Deus é maior que Baal. O seu medo era o de que, apesar de ter vencido seus inimigos no Monte Carmelo, Elias terminasse como derrotado.

Firme na fé, Elias pediu ao ajudante que retornasse ao topo do Monte e ficasse observando. A chuva haveria de descer. O moço fez isso por sete vezes.

A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles. Foi um milagre! Então, o filho da viúva ficou doente e morreu, mas Elias o trouxe de volta à vida.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Jezabel decidiu conseguir a propriedade para Acabe pagando testemunhas falsas para acusarem o dono da propriedade, fazendo com que ele fosse condenado à morte. Tudo isso aconteceu, e Acabe tomou posse da propriedade.

Se na Bíblia sua marca é a ânsia de propagar o paganismo, na novela ela ganha outros defeitos. É vaidosa ao extremo (dá-lhe maquiagem pesada e bijuterias), trai o maridão adoidado (embora não haja problema no fato de o rei ter um harém) e mete-se em política (supremo pecado!).

Uma flecha lançada ao acaso atinge o peito de Acabe, que morre. Hannibal anuncia o fim do combate. Joana está toda suja, decadente e encontra Adad.

Jezabel tinha uma personalidade nada exemplar, malévola, feroz e igualmente instigante.

Um profeta unge Jeú como rei sobre Israel e profetiza a destruição da casa de Acabe e a morte de Jezabel — Jeú mata Jorão no campo de Nabote — Jezabel é morta por Jeú e devorada por cães.

3 E Acabe chamou Obadias, o mordomo; e Obadias atemia muito ao Senhor, 4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

Elias foi um profeta do Velho Testamento que ministrou ao reino setentrional de Israel por volta de 900 a.C. Um relato de sua vida encontra-se em I Reis 17–II Reis 2. Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu.

O Baal era filho de Dagon, o deus das Sementeiras e renascia por vezes na primavera depois de morrer no outono, representando o ciclo da fertilidade sendo-lhe oferecidos por isso os primeiros frutos. Como estava associado à fecundidade era acompanhado normalmente pela deusa da sensualidade Astarte ou Astaroth (vd.

Significado de Baal
substantivo masculino Divindade cultuada em vários locais, por alguns povos antigos, especialmente pelos Cananeus (habitantes de Canaã, terra prometida a Abraão, antes da chegada dos judeus), sendo adorado como deus da fertilidade, da chuva e do céu.

Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo - RecordTV - R7 Jezabel.