Como Elias preparou o altar?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Então, chegou a vez de Elias. Ele construiu um altar ao Senhor, cavou uma vala ao redor do altar e preparou o sacrifício. Elias pediu ao povo que enchesse quatro barris de água e os despejasse três vezes na madeira de seu altar. A água encharcou a madeira e o altar e encheu toda a vala.

Ele pegou doze pedras, uma para cada uma das doze tribos que tinham os nomes dos filhos de Jacó, o homem a quem o SENHOR tinha dado o nome de Israel. Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do SENHOR. Depois cavou em volta uma valeta em que cabiam mais ou menos doze litros de água.

Significa restaurar a comunhão com Deus e com o seu povo, a Igreja. Significa restaurar aquilo que um dia cremos (nossa doutrina), e vivemos (nossa prática), mas que por alguma razão abandonamos ao total desapreço. Portanto a restauração do altar é uma recuperação daquilo que está esquecido, obscurecido.

Qual o significado do altar
Olha, o altar é uma plataforma alta que significa um ponto sagrado de alguma religião ou prática espiritual. Seja budista, hindu, judaica, católica, ortodoxa ou protestante, o altar é um jeito de reverenciar o divino, tá?

Geralmente quando ouvimos a palavra altar, logo atentamos para a grande importância de se estar com uma vida bem consolidada em deus e quando lemos na bíblia acerca do altar, vemos o grande valor que foi dado da parte de Deus para isso.

Ele pegou doze pedras, uma para cada uma das doze tribos que tinham os nomes dos filhos de Jacó, o homem a quem o SENHOR tinha dado o nome de Israel. Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do SENHOR.

Os sacerdotes ficaram com raiva, pularam sobre o altar e gritaram até o anoitecer. Eles esperavam que seu deus respondesse, mas não houve fogo. Então, chegou a vez de Elias. Ele construiu um altar ao Senhor, cavou uma vala ao redor do altar e preparou o sacrifício.

Deus acendeu o fogo no altar de bronze (Lv 9.24) e os sacerdotes estavam encarregados de garantir que essas chamas nunca se apagassem. Quando interpretamos a lei do holocausto, à luz do ensino do Novo Testamento, apreendemos que: O sacrifício de Jesus Cristo na cruz foi definitivo, perfeito e eficaz.

O Velho Testamento registra que Elias usou os poderes seladores do sacerdócio para selar os céus — o firmamento — o que resultou numa fome na Terra (ver I Reis 17:1). Por esse mesmo poder ele abriu os céus depois (ver I Reis 18:41–45).

A porção dobrada era a parte da herança que cabia ao primogênito e, nesse caso, pode significar simplesmente seu desejo de ser um sucessor digno.

O jejum de Elias (1Rs 19.
Superar problemas emocionais ou mentais que controlam nossas vidas e devolver o controle ao Espírito do Senhor. Embora não se diga que foi um jejum, Elias deliberadamente ficou sem se alimentar enquanto fugia de Jezabel. Depois desse jejum, ele foi ministrado no monte do Senhor.

Para receber perdão pelos pecados, Abrão sacrifica um animal durante a construção. Abrão marca o local onde Deus falou com ele e constrói um altar em Sua homenagem.

Para restaurar o Altar da Igreja é preciso ter a pregação como prioridade. Um crente que tem o altar de seu coração cheio de fogo, ama a Bíblia, e “nela medita de dia e de noite” (Salmos 1.2). Para restaurar o altar do coração a pessoa deve se empenhar pela leitura da Bíblia.

30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se aproximou dele; e restaurou o aaltar do Senhor, que estava quebrado.