Como elevar o colchão do berço?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Para inclinar o berço, você pode utilizar uma manta mais grossa, dobrada, e colocá-la debaixo do colchão do móvel. Utilize uma régua específica para verificar se a angulação está correta.

A recomendação é utilizar um travesseiro antirrefluxo ou deixar a cabeceira do berço elevada a 30 graus. Agora, para evitar mesmo a volta do alimento, o crucial é que todo o tórax do bebê esteja mais alto, não só a cabeça.

O berço deve estar inclinado entre 15 e 30 graus e o bebê deve ser colocado com a cabeça no lado mais alto. Evite deixar objetos à sua volta, como bichinhos de pelúcia e outros brinquedos. Lembre-se que dormir de bruços traz risco de sufocação e asfixia para o bebê.

Sabia que um colchão dura, em média, de 7 a 10 anos? Pois é! Alguns têm até menos tempo, como os colchões de espuma, que devem ser trocados entre 5 e 8 anos.

O giro é um processo indicado pelos fabricantes de colchão em que você precisa girar o colchão de vez em quando para que um lado não fique mais baixo que o outro e para que o colchão não afunde, prejudicando a qualidade do seu sono e a sua coluna.

Atualmente, recomenda-se que a cabeceira seja mantida entre 30° a 45° em pacientes ventilados mecanicamente, devido ao elevado risco de broncoaspiração, já que essa posição pode reduzir o risco de ocorrência de pneumonias associadas à VM.

A melhor posição para o bebê que tem refluxo dormir continua sendo a de barriga para cima. Entretanto, uma opção seria deitar o bebê de bruços por meia hora depois da mamadeira ou da amamentação, o que pode ajudar no esvaziamento gástrico e diminuir o desconforto para o bebê.

Posição correta
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

O ideal é que o travesseiro mantenha a coluna alinhada e as vias respiratórias livres, elevando a cabecinha do bebê apenas levemente. Quando o neném completar 1 ano, você pode trocar o travesseiro por outro diferente, já que a musculatura do seu pescoço estará forte.

Mantenha o bebé numa posição vertical sobre o seu ombro, mesmo que este tenha adormecido. Apoie bem a cabeça do bebé sobre o seu ombro, de forma a que a barriga esteja a ser ligeiramente pressionada.

O ácido gástrico que sobe repetidamente após as mamadas pode irritar o revestimento da garganta do bebê e causar uma sensação constante de azia. Além disso, colocar o bebê de costas para dormir (que é a maneira mais segura deles dormirem) tende a piorar ainda mais os sintomas de refluxo.

Superfície deve ser firme e plana
Os bebês não devem dormir em superfícies inclinadas, pois isso pode aumentar as chances de asfixia.

NINHO PARA BEBÊ
Depois que os bebês aprendem a rolar, segundo a ONG Criança Segura, esses produtos apresentam os mesmos riscos que os protetores de berço: os bebês podem ficar com o rosto preso nas laterais e sufocar, mesmo que sejam feitos de materiais respiráveis.

Hora de começar a tomar alguns cuidados importantes. O primeiro é abaixar o estrado do berço. Isso normalmente começa a acontecer por volta dos 5 meses, mas algumas crianças são mais ariscas e o procedimento precisa ser feito ainda aos 4 meses.

É o Scotland Maxspring! Deixa eu explicar melhor! Ele tem um sistema que chama-se Pillow Top One side, é uma camada de espuma localizada na parte superior do colchão, que além de proporcionar um conforto ainda maior, não necessita ser virado frequentemente, como os colchões de mola antigos.