Como eles faziam para arar a terra?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Antigamente e, ainda hoje, em lugares mais remotos, puxado por junta de bois, por burros ou mulas, abrindo apenas um sulco. Na agricultura moderna, o arado é puxado por tratores, com várias dimensões, abrindo muitos sulcos ao mesmo tempo.

Os arados são implementos que atuam no preparo do solo e servem para arar e descompactar a terra para o cultivo das plantas.

verbo transitivo direto Preparar a terra com o arado, para o cultivo; lavrar: arar o terreno.

Os arados são usados na preparação do solo, que é a primeira etapa de qualquer produção agrícola. Como o próprio nome diz, a máquina é responsável por arar o solo, ou seja, revolver a terra com objetivo de deixá-la menos densa, permitindo um melhor desenvolvimento das raízes das plantas.

Existem dois tipos de arado: de discos e de aivecas.

  • Arado de discos - o número de discos, o sistema de acoplamento, o diâmetro desses componentes, entre outras características, pode variar.
  • Arado de aivecas possui disco de corte em “V”, permitindo que o tombamento do solo seja feito com maior eficiência.

A aração do solo é a técnica de preparação que inverte as camadas do solo, mais ou menos a 20 cm de profundidade da terra. Esta técnica aumenta os níveis de oxidação da matéria orgânica e rompe a estrutura do solo.

Os arados são implementos que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver. A principal função dos arados é o propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade. Os arados ainda podem ser de discos ou de aivecas.

O preparo do solo depende não só das suas características, mas também do tipo de colheita que se pretende adotar. Geralmente, consiste no preparo inicial com arações seguidas de gradagem ou subsolagem, seguidas de outra aração e gradagem, ou apenas escarificação, com antecedência de um a dois meses.

O arado apareceu há mais de 5 mil anos e foi uma grande revolução na época, quando já se realizavam sulcos para colocar sementes. Foi criado com base na enxada ou pá e, utilizado conjuntamente com a tração animal, significou um dos maiores avanços do conhecimento na Pré-história.

A principal função dos arados é revolver a camada subsuperficial do solo, promovendo o enterrio de restos de cultivos ou plantas daninhas. Esse manejo propicia ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade.

As primeiras máquinas criadas foram as segadeiras, ou ceifadeiras, para a colheita de grãos em 1780 na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos — efetivamente utilizadas em 1833. Até a década de 1860, as ceifadeiras para trigo e feno evoluíram bastante, motivando a criação de outros implementos agrícolas.

O uso da tração animal vem da pré-história, entretanto, o primeiro arado surgiu na China há 2.800 anos.

No Brasil pode-se comprar arando em feiras e lojas de produtos naturais, tanto como fruta quanto em cápsulas (extrato seco), em pó e em sucos já preparados.

- Maior facilidade para as trocas gasosas com a atmosfera; - Destruição de insetos e larvas e de seus ovos e locais de desenvolvimento. Ao fragmentar as camadas, aumenta o espaço entre as partículas do solo, o que facilita a drenagem de água.

Máquinas agrícolas: conheça os principais e melhores modelos do mercado

  • 2.1 Tratores.
  • 2.2 Pulverizadores.
  • 2.3 Adubadoras.
  • 2.4 Semeadoras.
  • 2.5 Colhedoras.
  • 2.6 Arados.