Como eles descobrem gato de energia?

Perguntado por: bquarteira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O medidor de energia digital ou o medidor de energia antigo analógico, quando adulterado é chamado de gato de energia elétrica ou gato de energia no relógio. A concessionaria sabe como descobrir um gato na energia, o medidor de energia é inspecionado em laboratório em busca dos tipos de gatos de energia.

40.000,00

Quanto é a multa da Cemig por gato? – A multa é de 40.000,00.

Para identificar o ponto de desvio de energia, a Coelba utilizou softwares que conseguiram mapear a fazenda. A mesma tecnologia é utilizada no combate a esse tipo de crime em toda a Bahia. Foram deslocadas para a ocorrência seis equipes da distribuidora, três policiais e um perito.

Se mesmo assim a análise for que existe um gato sendo feito e que você é vítima direta dele, procure um advogado. É importante que esse advogado também seja uma pessoa com experiência em direito do consumidor e em processos relacionados à energia elétrica.

4 métodos de inspeção de medidores em campo

  1. Ensaio de exatidão. ...
  2. Ensaio do registrador/Ensaio do mostrador. ...
  3. Ensaio de marcha em vazio.

Mesmo o imóvel estando alugado a uma terceira pessoa (locatário - inquilino) e a titularidade da energia elétrica estiver em nome do proprietário, o proprietário responde pelos débitos do locatário quando não houver pagamento.

Em suma, religar a energia elétrica por conta própria, após ter sido cortada, configura um crime que pode resultar em sérias consequências legais. Além de estar sujeito a multas significativas, o responsável pela religação não autorizada pode ser processado criminalmente por furto de energia e fraude nos medidores.

Como saber se tem alguém usando sua luz? Medidor analógico: se ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, com certeza existe fuga de corrente elétrica no local. Medidor digital: verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu.

No combate ao gato, buscando identificar as unidades com suspeita de fraude, a Cemig possui um Centro Integrado de Medição (CIM), onde equipes especializadas realizam o monitoramento do consumo dos mais de 8,7 milhões de consumidores em todo o estado. O sistema é computadorizado desde o início de 2021.

No caso do furto, hoje, 70% das perdas financeiras são repassadas para a tarifa do cliente regular, os outros 30% são assumidos pela distribuidora, afirma o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira.

Nesse sentido, após consulta no sistema comercial e criteriosa análise da dívida em referência, não é possível propor o parcelamento solicitado, pois o débito apurado não atende às condições determinadas no procedimento desta concessionária.

Fraude de energia com desvio antes do medidor de energia
Essa fraude no consumo de energia é muito comum e simples de ser detectada. Nesse caso é feito um desvio no eletroduto antes dos cabos chegarem no medidor.

O que deve ser feito após a emissão do TOI
Após receber um Termo de Ocorrência e Inspeção você precisa ficar atendo sobre a multa que pode chegar nas próximas semanas com uma cobrança retroativa.

Se preferir, ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento no telefone 0800 285 0196.

A Prefeitura ressalta que o furto de energia, assim como o de cabos, é um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e pode ser punido com multa, além de prisão que varia de um a quatro anos de reclusão.

Furtar energia ou fraudar o medidor de energia elétrica é crime. Está na lei, no artigo 155 do Código Penal. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão.

Ou seja, se você teve sua energia cortada por causa do TOI ou então o nome negativado pelas cobranças indevidas da multa imposta, poderá buscar o judiciário para pedir uma INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS que pode chegar a até R$ 15.000,00.

A inspeção consiste em verificar visualmente se as instalações elétricas estão funcionando corretamente, se estão de acordo com as normais, se existe algum problema no sistema, desde a entrada da energia até a sua distribuição.

Durante a Inspeção Veicular, o técnico verifica:

  1. A regularidade e o histórico legal do veículo: número de chassi, multas, sinistros, etc;
  2. A integridade dos itens de segurança: suspensão, iluminação, sinalização, entre outros;
  3. Se o índice de emissões de poluentes do motor está dentro das exigidas por lei.