Como Elcana sacrificava?
A Bíblia registra que todos os anos Elcana levava sua família até Siló para adorar. E no dia em que Elcana sacrificava, ele distribuía entre os membros de sua família porções da refeição que fazia parte da adoração.
Qual era a profissão de Elcana?
Elcana, portanto, era um levita efraimita. Por isso, seu filho Samuel servia no tabernáculo, pois somente os levitas poderiam fazê-lo.
Qual foi o voto de Elcana?
Ele apoiou sua esposa no voto que fez ao Senhor
Porém Ana, depois de muito sofrer com as provocações de Penina, estava muito triste e fez um voto com Deus: se Ele desse um filho a ela, esse seria entregue para servi-Lo em Sua casa (1 Samuel 1:9-11). E assim ela foi mãe de Samuel (1 Samuel 1:20).
Qual a diferença entre adorar e sacrificar?
Aqui, o termo adoração aparece em um momento de sacrifício, em que se entregaria algo muito valioso por obediência e amor a Deus. Adorar é abrir mão, é sacrificar, é entregar por obediência e amor Àquele que nos amou primeiro.
O que era o sacrifício anual?
Levítico 16 descreve uma cerimônia sagrada que o Senhor ordenou que os israelitas realizassem uma vez por ano, numa época determinada, que simbolizava como Jesus Cristo expiaria os pecados de todas as pessoas.
O que nós aprendemos com a história de Ana?
A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com um relacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida.
Qual a diferença entre Ana e Penina?
O contraste entre Ana e Penina
Enquanto Penina é retratada no texto bíblico como alguém que causava a ira e a aflição numa pessoa que sofria, Ana é retratada como alguém que suportava contidamente a dor da sua esterilidade e a crueldade das atitudes de Penina.
O que podemos aprender com a vida de Ana?
Como podemos ver na vida de Ana, aprendemos a importância de clamar a Deus. Sempre que estamos em profunda angústia, dor ou tristeza, devemos levar nossa desesperança a Deus. O Senhor não quer que mantenhamos nossos sentimentos engarrafados. Ele quer que nos acheguemos a Ele e derramemos nossos corações diante Dele.
Como era o ritual de sacrifício no Antigo Testamento?
Segundo a nota da Bíblia Edição Pastoral, “o centro do sacrifício pelo pecado é o sangue, que é a sede da vida e tem força para perdoar o pecado (Cf Lv 17.11)”. A imolação é um talho que se faz no pescoço da vítima para retirar-lhe todo o sangue.
Qual é o significado do nome Elcana?
Elcana é um nome bíblico de origem hebraica “Elkanah”, cujo significado é “Deus criou”.
De quem Elcana era descendente?
O pai de Samuel, Elcana, segundo a genealogia, era de uma descendência considerada não sacerdotal. Elcana viveu em Ramá (I Samuel 1:19; 2:11) região montanhosa de Efraim (por isso ele era chamado de efraimita).
O que significa o voto de Ana?
Nesta passagem bíblica encontramos uma das mais belas histórias de persistência, fé, sacrifcício e fidelidade. Ana , mulher estéril que não desistia de orar por uma benção, um filho. Deus a abençoou e ela e seu esposo Elcana cumpriram o voto feito a Deus, porque sabiam que sem a permissão D'Ele nada podiam.
Qual foi a oração de Ana?
1 Então aorou Ana, e disse: O meu coração bexulta ao Senhor, o meu cpoder está exaltado no Senhor; a minha boca se alargou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua dsalvação. 2 aNão há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e brocha nenhuma há como o nosso Deus.
Como Ana orou ao Senhor?
Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.