Como elaborar questão de verdadeiro ou falso?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

Técnicas para ir bem em questões de verdadeiro ou falso

  1. Aborde cada afirmação como se fosse verdade. ...
  2. “Negativos” nas questões podem confundir. ...
  3. Preste atenção nos qualificadores “absolutos” ...
  4. Questões mais longas podem ser falsas. ...
  5. Dica bônus – Planeje seu tempo.

5 técnicas para resolver questões de concurso, ganhar pontos e gerenciar o tempo

  1. Seja uma máquina de marcar 'X' no lugar certo. ...
  2. A importância de entendermos as questões. ...
  3. Seja rápido ao resolver exercícios. ...
  4. Técnicas de estudo para Concurso Público. ...
  5. Simule a prova do seu Concurso Público.

Procure, ao elaborar as alternativas, não misturar assuntos, não criar detalhes para falsear, não variar o foco, não introduzir termos dúbios, controversos ou palavras que são pistas de resposta. Ao construir as alternativas, procure deixá-las com a mesma estrutura, linguagem e extensão.

"O ideal é começar lendo o enunciado, ou seja, a frase que antecede as alternativas. Assim, o candidato poderá saber se é um assunto ou tipo de questão que ele domina ou não. Caso ele veja que não se trata de algo simples e que pode levar muito tempo, é interessante pular e deixar mais para o final da prova", diz.

Dê uma resposta completa
Ao escrever o que o enunciado pede, coloque também um argumento que justifica a sua resposta. Em uma prova de Matemática, escreva como você chegou ao resultado. Se não justificar, algumas avaliações anulam a sua resposta mesmo que ela esteja correta; outras descontam uma parcela da nota.

Quando uma das partes apresenta documento falso em determinado processo, deve ser punida mesmo que a prova deixe de ser analisada por ter sido apresentada fora do prazo correto. Isso porque para que o crime fique caracterizado, basta o dano potencial.

Para que o estudo por questões seja eficiente não basta apenas resolver os itens: é necessário separar aqueles que você errou e aqueles em que teve dúvidas para consultar mais tarde. Essa atividade pode ser desafiadora se você constantemente muda de materiais para estudar para concursos.

Cinco sites de resposta para estudar para provas

  • Brainly.
  • Passei Direto.
  • QConcursos.
  • Questões ENEM.
  • Estude Grátis.

basta você abrir o Inspecionar Elemento, pressionar CTRL + F ou CMD + F e pesquisar pelo código-fonte, mas a ferramenta Search também permite pesquisar todos os arquivos em uma página, ajudando a encontrar texto em arquivos CSS e JavaScript ou, por exemplo, localizar uma imagem que você precisa para um artigo.

8 dicas de como memorizar o conteúdo estudado

  1. 1 – Prepare-se para ter um estudo de qualidade. ...
  2. 2 – Leia em voz alta. ...
  3. 3 – Faça resumos. ...
  4. 4 – Faça associações. ...
  5. 5 – Faça desenhos. ...
  6. 6 – Ensine outras pessoas. ...
  7. 7 – Faça exercícios e simulados. ...
  8. 8 – Faça pausas para deixar seu cérebro sempre ativo.

5 dicas para criar testes de múltipla escolha

  1. Não liste muitas respostas. Quanto mais respostas um aluno vê, maior é a probabilidade de que ele se lembre do que é errado. ...
  2. Evite perguntas difíceis. ...
  3. Use formatos de pergunta simples. ...
  4. Faça testes desafiadores, mas nem tanto. ...
  5. Ofereça retornos avaliativos (feedback).

Como interpretar melhor seus textos?

  1. Leia os textos pausadamente. ...
  2. Conheça novas palavras. ...
  3. Resuma os parágrafos do texto. ...
  4. Marque os dados relevantes dos enunciados. ...
  5. Leia a pergunta antes. ...
  6. Compare as alternativas. ...
  7. Cheque as fontes da questão.

Dicas questões objetivas
O recomendável é que o aluno leia o enunciado atentamente e, a partir daí, vá eliminando as alternativas que não sejam possíveis. Cada opção de resposta deve ser analisada em relação ao texto (se for o caso) e ao enunciado. Dessa forma, é possível chegar à opção correta.

Leia a pergunta atentamente
A sua resposta pode dizer “não faça isso”, mas também deve dizer “tente isto como alternativa.” Qualquer resposta que aborde pelo menos parte da pergunta é útil e pode levar quem fez a pergunta na direção certa. Mencione toda limitação, suposição ou simplificação em sua resposta.

Leia atentamente as perguntas
Ansiedade e estresse podem afetar sua compreensão durante a prova. Por isso, apesar do tempo contado, não tenha pressa para ler as perguntas. Compreender bem o enunciado é a chave para elaborar uma boa resposta. Enquanto você ler a questão, não se esqueça de anotar os principais tópicos.

O primeiro passo é fazer uma leitura prévia: aqui você já consegue definir do que se trata e contextualizar a questão. O segundo passo é fazer uma leitura mais aprofundada, captando a ideia da banca com aquela questão.

A TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior. Ou seja, o padrão de resposta do participante é considerado no cálculo do desempenho.

Primeiramente, preste atenção aos verbos na frase da pergunta, eles são os comandos que você deve seguir. Por exemplo, “cite”, “compare”, “justifique”, “explique”, “descreva”, essas palavras direcionam qual a forma de resposta solicitada na questão.

Segue algumas dicas para elaboração de discursivas:

  1. Atenção aos enunciados. ...
  2. Seja objetivo e claro na sua resposta. ...
  3. Dedique uma atenção a coerência e coesão. ...
  4. Cuidado com a gramática e a caligrafia. ...
  5. Fundamente sua resposta.

Uma boa prova é uma prova contextualizada. As questões também devem estar inseridas em um contexto, acompanhadas por textos, dados ou imagens de apoio, e não apenas se apresentarem de forma solta. Para a prova não ser uma tarefa maçante, é importante que ela contenha questões em formatos diversos.