Como educar os filhos e colocar limites?

Perguntado por: upinheiro7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Aprenda como impor limites sem agredir física e psicologicamente uma criança

  1. Exerça sua autoridade. ...
  2. Limites sim, agressões físicas não. ...
  3. Faça acordos, combinando os comportamentos. ...
  4. Dê tempo para a criança refletir. ...
  5. Seja um bom exemplo. ...
  6. Esteja aberto ao diálogo. ...
  7. Reconheça o cumprimento das regras. ...
  8. Não desautorize o seu parceiro.

Procure um psicólogo da abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental ou da Terapia Comportamental que façam Treinamento de Pais. Tem boa eficácia em relação a sua demanda.

Uma estratégia eficaz para lidar com a teimosia é dar às crianças opções limitadas. Em vez de dizer “faça isso”, ofereça duas opções aceitáveis. Dessa forma, você permite que a criança sinta que tem algum controle sobre a situação, ao mesmo tempo em que mantém os limites estabelecidos.

Para isso, basta que os pais estejam eles próprios seguros para tomar decisões sobre o bem-estar e a rotina do filho, bem como para orientar o seu comportamento. Se os próprios pais souberem enxergar a sua autoridade como algo benéfico e natural, a criança também vai percebê-la desse modo.

Se seu filho está sendo teimoso, ele deve ter alguma razão. Pode ser por um motivo mais simples, como cansaço e fome, ou até algo relacionado com a falta de carinho e de escuta. Dessa forma, é necessário compreender a raiz do problema para conseguir resolvê-lo, caso contrário, a teimosia poderá continuar.

Salmo 127

O Salmo 127, por exemplo, é muito indicado para pedir que Deus proteja os filhos.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

8 coisas que uma mãe tranquila faz!

  1. 1) Nunca recusar ajuda. Mães tranquilas não recusam ajuda! ...
  2. 2) Escutar conselhos. ...
  3. 3) Não levar trabalho para casa e nem as crianças para o trabalho. ...
  4. 4) Aceitar suas condições. ...
  5. 5) Valorizar o afeto. ...
  6. 6) Não se cobrar perfeição. ...
  7. 7) Não julgar as outras mães. ...
  8. 8) Ensinar seus filhos a agirem.

Uma mãe segundo a Bíblia

  • #1 Saber enxergar o valor dessa missão. A maternidade é, certamente, uma missão. ...
  • #2 Praticar o amor do Senhor na educação dos filhos. ...
  • #3 O exemplo é a forma mais eficaz de ensinar. ...
  • #4 Saber que os filhos são do Senhor. ...
  • #5 Orar e declarar bênçãos sobre seus filhos.

As causas dos ataques de raiva incluem frustração, cansaço e fome. As crianças podem igualmente ter crises de raiva em busca de atenção, para obter algo ou evitar ter que fazer algo.

Diga palavras de incentivo. Empatia faz toda a diferença ao aprender como lidar com a frustração infantil. Ela evita práticas que podem gerar bloqueios no diálogo. Falar muito alto, reprimir sentimentos ou apontar os erros dos pequenos só fará com que se fechem ainda mais para resolver o problema.

É possível perceber quando a birra não é normal se a criança está em um ambiente muito agitado, com sons altos, multidões, ambientes desconhecidos, luzes muito brilhantes e mudanças rápidas de atividades que vão superestimular a criança.

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo" (Efésios 6:1). "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6:2-3). “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. ” Cl 3.20.

Lembre-se, a obediência deve ser prestada de livre e espontânea vontade. Obediência é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém.

Busque estar sempre presente e disponível para os seus filhos. Pergunte às crianças sobre os sentimentos delas e expresse os seus próprios. Tente chegar a um acordo com elas. O melhor caminho para chegar aos seus filhos será sempre o amor e o respeito incondicionais.

Uma criança desobediente ainda não aprendeu que deve respeitar os limites e acredita que todas as suas vontades devem ser atendidas. No entanto, é importante que os pais mostrem desde cedo que na vida existem regras e que, nem sempre, vamos conseguir fazer tudo o que desejamos.

Os filhos rebeldes são crianças que nunca estão satisfeitas com nada, dão chilique e não têm medo de qualquer tipo de castigo, sendo capaz de acabar com a paciência de qualquer adulto. No entanto, como tudo na vida, apesar desses pontos negativos, a rebeldia tem uma grande vantagem.

"Meu Senhor, quero te louvar e agradecer pela vida dos meus filhos. Eles representam para mim a manifestação do teu amor em nosso lar. É uma grande responsabilidade prepará-los para a vida, por isso, dá-me recursos e sabedoria para fazer o melhor. Que eu possa amá-los, compreendê-los, ensinar-lhes o caminho certo.

No dia 06 de dezembro, a Igreja celebra a memória de um de seus santos mais amados – São Nicolau, Taumaturgo de Mira na Lícia. São Nicolau exemplifica o amor e a proteção dos filhos. De fato, ele passou a ser conhecido como o “Protetor das crianças”.

Pode ser algo simples, tal como “Anjinho da Guarda, protege – nome do filho(a) – das más companhias”. Faça qualquer pedido. O importante mesmo é que reze e que acenda a vela enquanto o faz, pois isso vai atrair paz e energias positivas para a sua oração.

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.