Como educação está relacionada ao nascimento da ética?

Perguntado por: hinfante . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A educação permite a passagem de ensinamentos morais e de valores éticos que podem estimular a ética nas crianças. Ter uma boa educação quase sempre leva ao desenvolvimento de um bom estado de pensamento ético, porém, quando falo educação, falo ela em amplo espectro, a educação formal e informal.

Na conduta escolar, os conteúdos da ética, sobretudo devem basear-se no respeito mútuo, na justiça, na solidariedade e no diálogo. (BRASIL, 1997). De modo recente, desde a promulgação da LDB, nº 9.394/96, tem-se percebido esforços de renovação do processo de ensino aprendizagem nos ambientes escolares.

A origem do conceito de ética remete aos primeiros grandes pensadores da humanidade: os filósofos gregos. A criação do termo e tudo o que ele engloba surgiu em meados do século 4 a.C, quando teve início a ascensão das Cidades-Estado gregas.

É aqui que evidenciamos a relação de pertença entre ética e educação, em que só faz sentido pensar na educação como um processo que possibilite aos indivíduos a validação dos princípios morais que servem de pressupostos para a vivência em sociedade.

A ética profissional está ligada à postura que se espera de um profissional, no exercício de uma determinada tarefa ou profissão. Ou seja, é a conduta que o indivíduo deve observar em sua atividade, no sentido de valorizar a profissão ou atividade laboral e bem servir aos que dela dependem.

Só se pode “ensinar” ética nas escolas se ela for entendida como um arrolado de regras e normas expressas pela sociedade tendo, por isto, caráter normativo. Vista desse modo, a ética es- tabelece um dever, um compromisso, uma obrigação.

Papel da escola é socializar o conhecimento seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o individuo como cidadão.

A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos.

Toda criança e todo jovem têm o direito de aprender o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla. Portanto, é dever da escola ensinar e agir fundamentada nos princípios da democracia, da ética, da responsabilidade social, do interesse coletivo, da identidade nacional e da própria condição humana.

Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade.

O papel da escola é o de propor atividades que levem o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros, a partir de princípios e não de receitas prontas. Falar de ética, nada mais é do que referenciar a conduta humana.

O conceito “Ética Aplicadasurgiu nos anos 60 do séc. XX, por analogia com outras disciplinas, como a física aplicada, a sociologia aplicada, etc. e pretendeu, sobretudo, dar uma resposta às incertezas relativamente ao futuro das próximas gerações humanas provocadas pelo desenvolvimento tecnocientífico.

Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético.

A ética reflete sobre a moral, sobre práticas e valores que são tidos como corretos, justos e bons para determinada sociedade. Assim, a ética faz essa crítica para condenar ou validar esse comportamento moral, e o faz baseada em princípios e valores éticos, racionalmente eleitos ou selecionados.

Por fim, ética, para Freire, é a necessidade de viabilizar a liberdade pela educação, pela possibilidade de enxergar o mundo com os seus próprios olhos e, assim, ser agente de transformação social, ressaltando que educar é mais que ensinar, é educar para a ética, para a consciência crítica, para a reflexão ...

O papel da educação na construção de uma sociedade ética e democrática. A educação sozinha não transforma a sociedade, mas sem ela tampouco a sociedade muda, pois a educação transforma as pessoas que se tornam agentes de transformação da sociedade.

A ética valoriza as questões morais, e a educação é a quem desenvolve a capacidade humana, a integração social, a civilidade. Contudo, uma pessoa bem educada deverá seguir os princípios éticos.

Quais são as características e como construir a ética profissional?

  • Honestidade. Entre as características e valores morais que compõem o comportamento ético, ser honesto faz parte delas, mesmo em situações em que você será prejudicado. ...
  • Respeito. ...
  • Valores. ...
  • Integridade. ...
  • Solidariedade.

A importância da ética
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.

A ética é importante e essencial para que haja equilíbrio em uma sociedade porque nos ensina a refletir sobre nossas ações, se seguimos as regras e normas necessárias para o bom convívio em sociedade, se respeitamos o outro, se somos honestos, íntegros e justos, se fazemos aquilo que é correto mesmo quando ninguém está ...

- Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe. Conversar com o aluno em particular. - Ser justo na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares. - Respeitar e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos e profissionais da escola.