Como economizar gasolina na descida?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Falando nisso, anote essa dica também: o recomendável é rodar com o motor entre 1.500 e 2.000 rpm na cidade. Enquanto isso, ao descer a ladeira, deixe sempre o carro engrenado e nunca livre, ou seja, não desça na banguela.

O que gasta combustível mais rápido: andar rápido ou devagar? O fato de andar mais rápido, ou seja, em velocidades mais altas faz com que o carro consuma mais gasolina.

Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

Resumo da notícia

  1. Mantenha as rotações do motor na faixa adequada.
  2. Na descida, use o freio-motor para poupar os freios.
  3. Utilize o freio de estacionamento ao arrancar em subidas.
  1. Calibragem dos pneus. Manter os pneus calibrados com frequência ajuda a reduzir a quantidade de combustível gasto. ...
  2. Constância na velocidade. ...
  3. Evitar encher demais o tanque. ...
  4. Janelas fechadas. ...
  5. Moderação no uso do ar condicionado. ...
  6. Manutenção preventiva. ...
  7. Troca adequada de marcha. ...
  8. Qualidade do combustível.

1 – Fazer trajetos curtos. 2 – Não manter distância do veículo da frente. 3- Dirigir com vidros abertos. 4- Usar o ar-condicionado no máximo.

1) Chevrolet Onix Plus 1.0 LT

Consumo Chevrolet Onix Plus LTEtanolGasolina
Na cidade10,1 km/l14,3 km/l
Na estrada12,5 km/l17,7 km/l

Como o tempo de combustão do álcool é menor, ele proporciona mais torque e potência ao motor. Já a gasolina tende a consumir menos, justamente porque seu tempo de queima é mais prolongado — com ela, porém, o carro parece mais lento.

A rigor, quanto menor a marcha, maior será o consumo de combustível. Andar em só em “primeira e segunda” no trânsito pesado gasta muito mais do que rodar na estrada. Em ciclo urbano, antecipe trocas de marcha e rode com a relação mais alta dentro do possível.

Outra dica é observar o relógio de conta-giros no painel do automóvel. O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

Em síntese, encher o tanque de combustível pode ajudar em quesitos de economia somente no início do consumo, quando ainda não há ar contribuindo para a evaporação. Nesse sentido, você teria que mantê-lo sempre cheio com o intuito de se beneficiar com a prática.

Bastam algumas atitudes simples ao volante, mas que a maior parte dos motoristas ou esquece ou nem sabe que são possíveis.

  1. 1 – Antecipe-se. ...
  2. 2 – Devagar e sempre. ...
  3. 3 – Pneus calibrados. ...
  4. 4 – Esquente a cabeça. ...
  5. 5 – Manutenção em dia. ...
  6. 6 – Conheça o terreno. ...
  7. 7 – Reduza a velocidade. ...
  8. 8 – Troque de carro.

Fica assim: 240 (km rodados) / 20 (litros de combustível) = 12 km/l.

Combustível necessário = distância / consumo médio
Dessa forma, a quantidade de gasolina mínima para percorrer os 100 km seria 20 litros de gasolina. Para chegar ao valor da quantia gasta em viagens mais longas é preciso apenas substituir as distâncias.