Como é voz de fumante?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

Quem fuma ou quem conhece alguém próximo fumante já deve ter percebido que a voz ficou diferente ao longo dos anos. Essa situação fica mais evidente nas mulheres, porque a voz fica mais grossa, um tanto rouca. Isso acontece porque o hábito de fumar causa inflamação crônica nas cordas vocais.

Isso se deve tanto pela própria fumaça e componentes, como pelo fato das células ciliadas, presentes nas bordas das cordas vocais e importantíssimas para renovação do muco que a recobre, pararem de se movimentar por uma hora a cada cigarro utilizado.

Falar em um tom de voz confortável em volume que não desgaste. Evitar bebidas alcoólicas e cigarro. Manter a higiene vocal. Fazer um relaxamento na região do pescoço (exercícios como o bocejo, vibração de lábios e alongar a musculatura do pescoço podem ajudar).

Maconha e cocaína prejudicam a voz. Verdade! Maconha: Pelos mesmos motivos do fumo (ler item 1), como também as toxinas da queima da seda a qual a erva é embolada. Cocaína: lesiona principalmente a mucosa e a injetável pode provocar fadiga na voz e dificulta a comunicação.

A fumaça da maconha provoca uma considerável irritação na mucosa oral e a cocaína, extremamente irritante para a mucosa nasal, causa vasoconstrição, alteração da sensibilidade, redução do controle vocal e aumento do uso abusivo da voz.

Isso acontece porque o fumo provoca uma inflamação crônica nas cordas vocais, uma espécie de edema ou acúmulo de muco, que vai engrossando a voz e deixando-a mais rouca, o que é mais perceptível na mulher.

A exposição prolongada da mucosa laríngea ao cigarro pode comprometer o movimento do tecido da corda vocal, alterando a qualidade da voz, além de ocasionar sensação de ardor, pigarro e presença de secreções.

O fumo é altamente nocivo para a voz, pois a fumaça quente agride o sistema respiratório e as pregas vocais, alterando o seu funcionamento e podendo causar ressecamento, irritação, pigarro, edema (inchaço), tosse, além de aumentar a produção de secreções e causar infecções diversas.

A irritação aguda da garganta pode ocasionar o chamado edema de Reinke, que é um inchaço enorme nas cordas vocais. "Se a pessoa não cuidar, as cordas vocais crescem tanto que podem até causar uma parada respiratória." A nicotina também destrói os cílios que existem nas paredes do trato vocal.

A nicotina também retarda o processo de cicatrização, uma vez que o fumo é um sério empecilho para uma boa irrigação sanguínea e o transporte de nutrientes para facilitar a recuperação.

O fumo do cigarro é um conhecido irritante, podendo dar origem a lesões graves das cordas vocais. Se a irritação da garganta persistir por mais de 2-3 semanas, deve procurar apoio médico.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

As lesões das cordas vocais manifestam-se geralmente com rouquidão, alteração do timbre vocal, interrupções frequentes de sons, fadiga vocal e redução na gama de sons. Associa-se por vezes tosse seca, pigarro e cansaço.

Mudanças de comportamento e de humor
Uma pessoa que cheira pó tem uma série de desregularidades no organismo. Por conta disso, há constantes mudanças de comportamento e humor. Ela pode estar feliz em um momento e de uma hora para outra se tornar depressiva, triste e introspectiva.

Soro fisiológico: O uso de solução salina para lavar o nariz pode ajudar a limpar as secreções nasais e reduzir a inflamação.

Inquietação, excitabilidade, tagarelice constante, confusão mental, falta de apetite com emagrecimento, insônia, conduta agressiva, boca seca com irritação das narinas (secas), alucinações e dilatação das pupilas.

A OMS explica que o fumo provoca uma inflamação crônica nas cordas vocais, uma espécie de edema ou acúmulo de muco que vai engrossando a voz e a deixando mais rouca, efeito mais perceptível nas mulheres.