Como é viver só?

Perguntado por: idomingues5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Viver só deixou de ser sinónimo de solidão e isolamento para se tornar símbolo de sucesso e distinção social. Estima-se que quase 300 milhões de pessoas vivam sozinhas e as campeãs são as mulheres.

Liberdade e independência
Uma das maiores vantagens de morar sozinho é a liberdade e a independência. Liberdade para acordar e dormir na hora que bem entender, para sair e chegar quando quiser, recepcionar os amigos, entre outras coisas. Tudo isso produz uma indescritível sensação de liberdade.

Saiba que uma das desvantagens é passar muito tempo sem a companhia de ninguém. Você chegará ao trabalho e não terá ninguém para recebê-lo, por exemplo. Muitas vezes, fará a sua refeição sozinho também. Por isso, é bom levar isso em consideração que há desvantagens de morar sozinho, como passar boa parte do tempo só.

Mesmo que morar com os pais, cônjuges, familiares ou amigos seja um desafio, morar sozinho também traz suas dificuldades. Afinal, a partir de agora é você por você mesmo. Sem ajuda, sem companhia e, muitas vezes, sem nem mesmo o suporte de alguém querido. É um passo enorme e muito importante!

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente.

Como ser feliz sozinha?

  1. Desenvolva amor-próprio. Feliz mesmo é quem que já aprendeu que não precisa estar com outra pessoa para se sentir bem. ...
  2. Trabalhe a sua autoestima. ...
  3. Cerque-se de amigos. ...
  4. Tenha hobbies. ...
  5. Reveja os seus valores pessoais.

Como muitas coisas, morar sozinho traz seus riscos e benefícios. A solidão tem sido associada à redução da saúde, do bem-estar e da capacidade cognitiva — mas morar sozinho nem sempre significa sentir-se só.

Mesmo que só após completar 18 anos as pessoas sejam consideradas capazes e independentes legais, quem tem 16 ou 17 anos é visto como “relativamente incapaz” e pode ser emancipado. Se você se casar, será considerado legalmente independente.

Ficar sozinho permite que você priorize aquilo que você ama, o que é um ponto chave para desenvolvimento pessoal. Você só consegue ser uma pessoa melhor a partir do momento em que você se conhece e sabe o que gosta, o que não gosta, o que consegue adaptar e o que não é aceitável para você.

5 dicas para viver com um salário-mínimo

  1. Enxugar gastos. Economizar é a primeira dica para sobreviver com um salário-mínimo, principalmente se você mora sozinho e paga aluguel. ...
  2. Renda Extra. ...
  3. Programas sociais. ...
  4. Planejamento. ...
  5. Reserva de Emergência.

R$2500,00

Sendo assim, em média, morar sozinho pode custar cerca de R$2500,00 por mês, desconsiderando a compra de mobília e outros gastos. Mas o valor pode ser bem mais baixo se você souber economizar.

A autofobia é o medo de ficar sozinho, medo da solidão. Além disso, é uma fobia específica do isolamento: a pessoa tem medo de ser egoísta, estar só e isolada. Quem tem essa fobia não está necessariamente sozinho, mas só de pensar que está sendo ignorado ou abandonado é motivo para desencadear os sintomas .

Com certeza o gasto geral morando com os pais é menor, uma vez que não há aluguel a ser pago, nem contas extras, e há muita comodidade. Neste caso, para decidir morar sozinho, a vontade de ter liberdade e privacidade supera as vantagens de morar com a família.

O ato de isolar-se também acarreta em uma série de consequências negativas para a saúde mental, como depressão, e física, como problemas cardiovasculares.

Depressão, diabetes, doenças cardiovasculares como hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), Alzheimer e até a redução da imunidade podem estar associados ao fato de se sentir sozinho. O aparecimento de fobias, de crises de ansiedade e até mesmo distúrbios do sono também podem ter essa causa.

A solidão dói e com ela vem o sentimento de inadequação, baixa autoestima e desespero, sentimentos que acompanham a solidão e transbordam em formas de atitudes, palavras, posturas e queixumes. De fato, os seres humanos não nasceram para viverem sós.

' explicamos que, ao contrário do que muita gente pensa, os solitários não têm menos conhecimentos sobre habilidades de convívio social - é o nervosismo que os torna mais propensos a se comportar de forma diferente. As pessoas ficam isoladas e começam a temer experiências sociais, o que as impede de aproveitá-las.

Dicas para lidar com a solidão

  1. Comece com tarefas simples. ...
  2. Avalie suas amizades. ...
  3. Permita-se viver novas experiências. ...
  4. Converse com as pessoas sem expectativa. ...
  5. Tenha um diário ou reserve um momento para escrever. ...
  6. Invista na sua autoestima.