Como é viver e trabalhar na Suíça?

Perguntado por: emoura5 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Para muitos estrangeiros morar na Suíça representa uma grande oportunidade de ter uma experiência de vida pessoal e profissional em um país tão desenvolvido. A cultura da Suíça se integra a de outros povos, proporcionando aos residentes ter o contato com pessoas de diferentes países e poder falar vários idiomas.

Por exemplo, você terá que pagar obrigatoriamente por seguro de saúde (veja os valores mais a frente), aluguel e serviços públicos e transporte, isso pode custar CHF 3.000-4.000 por mês. Assim, para viver bem na Suíça (dependendo da cidade), você deve ter pelo menos CHF 4.000-5.000 de renda.

A Suíça é um país com grande taxa de imigrantes vindos de todo o mundo, que se mudam em busca de qualidade de vida, segurança e oportunidades de trabalho. O país é conhecido por suas belezas naturais, altos salários e vida ao ar livre.

Ao decidir morar na Suíça, será necessário planejar a sua fonte de renda para viver no país sem preocupações financeiras. Mas antes do medo chegar, pode ficar com a mente tranquila pois encontrar emprego na Suíça para brasileiros não é uma tarefa impossível. Pelo contrário, é até mesmo algo fácil de conseguir.

Contudo, os salários compensam os valores, levando a uma ótima qualidade de vida. Quanto ganha um brasileiro na Suíça? O piso salarial na Suíça varia conforme a localidade. Os valores são próximos aos 4000 francos suíços ou 4286 dólares por mês.

Não há muitas profissões em que se possa quebrar a marca de 10.000 francos por mês. Isto só é possível com as profissões realmente mais bem pagas: Médicos, pilotos, gerentes, advogados ou mesmo consultores de gestão podem conseguir tal salário.

Na Suíça, a duração do trabalho semanal não pode exceder 45 horas, e todos têm direito a 4 semanas de férias remuneradas por ano. Essa é a lei. No entanto, muitos contratos preveem condições ainda melhores para o exercício de uma profissão. A lei não estipula nenhuma forma particular para o contrato de trabalho.

Mais de 41 horas e 10 minutos? Essa é a jornada média na Suíça para pessoas com emprego em período integral - relativamente pouco em comparação com a maioria dos países desenvolvidos.

As empregadas domésticas na Suíça deverão receber um mínimo de CHF19,50 ($20,90) por hora a partir de 2023. Este artigo foi traduzido com a ajuda da Inteligência Artificial. O Conselho Federal tomou a decisão de aumentar o salário mínimo em 1,5% na sexta-feira, após saber da extensão das infrações entre 2019 e 2021.

alemão

O alemão é o idioma principal para mais de 60% da população. Na verdade, trata-se de uma mistura de dialetos alemânicos, englobados no termo "suíço alemão". O francês é o idioma principal na Suíça francesa, a chamada Romandia. O italiano é o idioma principal no Ticino e numa parte do cantão dos Grisões.

As quatro línguas oficiais são alemão, francês, italiano e romanche. Cada um deles é falado em diferentes regiões. Isso faz com que seja um sonho para qualquer estudante internacional! Os programas universitários não são apenas oferecidos em vários idiomas, mas facilitam a comunicação cotidiana.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o melhor país para se viver na opinião de muitos brasileiros e de pessoas de outras nacionalidades. Essa é uma excelente opção para estudar ou trabalhar, pois há muitas oportunidades de emprego e crescimento profissional e cultural.

Documentos necessários para viajar à Suíça
Reserva de hospedagem ou carta convite (no caso de quem vai visitar moradores do país); Certificados internacionais de vacinação contra febre amarela e Covid-19; Um extrato bancário ou outro comprovante de que você pode pagar a viagem também pode ser interessante.

90 dias

Lembramos que cidadãos brasileiros não necessitam de visto para visitar a Suíça como turistas. A permanência máxima é de 90 dias para cada período de 180 dias, incluindo o espaço Schengen.

Custos com aluguel na Suíça

Tipo de imóvelValor médio
Apartamento (3 quartos) no subúrbio ou em um vilarejo2100,00 Fr.
Apartamento (3 quartos) no centro da cidade2700,00 Fr.
Apartamento (1 quarto) no subúrbio ou em um vilarejo1200,00 Fr.
Apartamento (1 quarto) no centro da cidade1500,00 Fr.

Um estudo do banco Credit Suisse faz um mapa do custo de vida na Suíça. O cantão (estado) mais barato para morar é Appenzell-Innerrhoden, predominantemente rural e de baixa densidade populacional.

A Espanha, assim como Portugal, é um dos países mais fáceis para imigrar devido à semelhança de cultura e por ter um passado histórico ligado ao Brasil. A comunidade brasileira na Espanha é uma das maiores do mundo, com mais de 100 mil brasileiros vivendo no país.